Comemorações Exposições
01 mai - 27 jul 2025
Grátis
Pavilhão de Portugal

Meu matalote e amigo Luís de Camões

Uma viagem pelos grandes eixos narrativos d'Os Lusíadas, propondo um diálogo inovador entre o texto do poeta e as artes visuais

Para assinalar os 500 anos de Luís de Camões, esta exposição põe lado a lado a sua poesia e obras de arte visuais de épocas muito distintas, sugerindo relações entre textos e imagens, mais como convite à imaginação do que como mera ilustração. 

Num percurso que segue a narrativa d'Os Lusíadas, (e a lição ao rei D. Sebastião), acompanhamos a viagem de Vasco da Gama e os estados de espírito do poeta; cruzamo-nos com o Adamastor e com o Velho do Restelo, que merecem a simpatia do poeta e assistimos à revelação dos segredos do Universo pela deusa Tétis.

Apresentação de quadros de Géricault, Columbano Bordalo Pinheiro, José Malhoa, Almada Negreiros ou Giovanni Battista Moroni, de esculturas de Simões de Almeida e Canto da Maya, de desenhos de Domingos António de Sequeira e Luca Cambiaso, de mosaicos romanos, de fotografias de Wolfgang Tillmans, Thomas Ruff, Hiroshi Sugimoto, Candida Höfer ou Gérard Castello Lopes, e, ainda, poemas de Jorge de Sena.

Horário: terça a domingo das 10:00 às 18:00

Visitas Guiadas: todos os sábados e domingos às 10:00 | 12:00 | 14:00 | 16:00

Duração aproximada: 60 min.

Local: Centro de Exposições

Mais informação: página do evento