“Lisboa sem fios” já retirou 20 km de cabos inativos em edifícios
Até ao momento, o programa concluiu cinco ações piloto de retirada de cabos na Avenida da Igreja; Avenida Fontes Pereira de Melo; Largo de São Sebastião da Pedreira; Parada do Alto de São João e Largo do Conde-Barão.
No Bairro Azul, nas Avenidas Novas, a intervenção está atualmente em curso, e vai remover cerca de 10 km de cabos inativos nas ruas Fialho de Almeida, Ressano Garcia e Ramalho Ortigão e nas frentes para a Av. António Augusto de Aguiar, Rua Marquês de Fronteira e Rua Dr. Júlio Dantas. O prazo estimado para a conclusão da intervenção nesta zona é de dois meses.
Estas ações piloto, “mostraram-se muito úteis no ajuste de procedimentos e coordenação" entre os operadores de telecomunicações envolvidos.
"Estamos a ultimar com os operadores de telecomunicações o programa de intervenção para 2025”, acrescentam os responsáveis do Programa “Lisboa Sem Fios".
Paralelamente, está a ser revisto o Regulamento de Infraestruturas em Espaço Público e criado um Guia de Apoio a proprietários e condomínios, que será brevemente divulgado.