Ambiente

Fotografias do 1.º concurso "Monsanto Inspira" em exposição

As imagens vencedoras do 1.º concurso de Fotografia Ambiental "Monsanto Inspira" estão em exposição no Centro de Interpretação de Monsanto. A iniciativa celebra o papel do PFM enquanto “guardião da natureza em plena cidade de Lisboa”.


O júri selecionou cinco fotografias, entre as 30 submetidas pelos 10 concorrentes. O concurso, lançado no âmbito das comemorações dos 90 anos do Parque Florestal de Monsanto (PFM), teve como temas a biodiversidade, a sustentabilidade, a regulação climática, o restauro da natureza, a qualidade de vida e o turismo sustentável.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se a 1 de novembro de 2025, durante o 91.º aniversário do Parque. “Através das lentes dos fotógrafos, procuramos realçar a beleza singular e o valor ecológico de Monsanto, celebrando o seu papel enquanto guardião da natureza em plena cidade de Lisboa”, afirmou o júri, composto por técnicos da Câmara Municipal de Lisboa e por um membro do projeto europeu Cool Noons.

O concurso é uma iniciativa do projeto Cool Noons, cofinanciado pela União Europeia, que visa criar espaços frescos e sombreados para mitigar os efeitos das alterações climáticas na capital.

Os prémios foram atribuídos a:
1.º lugar: “Renda Dourada”, de Sandra Gama
2.º lugar: “A Força da Natureza”, de Patrícia Antunes
3.º lugar: “A Essência da Renovação”, de Mónica Sousa
Menções Honrosas: “Seduzir”, de Gonçalo Pereira,  e “Outono”,  de Tiago Pereira

Na segunda edição do concurso “Monsanto Inspira”, que decorre  até 15 de janeiro de 2026, os participantes são desafiados a explorar os temas: regulação microclimática e sustentabilidade ambiental, reforço e restauro da natureza e valorização da biodiversidade, e qualidade de vida e turismo sustentável.