Skip to main content Skip to page footer
Ambiente
Cidadania

Lisboa promove a biodiversidade no Dia do Ambiente

Crianças da Escola Luiza Neto Jorge, e o Grupo Comunitário da Flamenga, participaram, no Dia Mundial do Ambiente, em ações de sensibilização no Parque da Bela Vista. No Parque Florestal de Monsanto, na Quinta Pedagógica dos Olivais e na Feira do Livro, centenas de participantes aderiram às atividades organizadas pelo município de 1 a 8 de junho.


A iniciativa, promovida pelo “Festival MEO Kalorama”, em parceria com a Quercus, pretendeu divulgar as aves e a flora do parque da Bela Vista, e a sua “singularidade no contexto urbano”, através de um percurso sensorial, em que “os sons, o tato, a visão e o olfato permitam o conhecimento de diferentes espécies”.

Na ação, as crianças da escola local convidada, tiveram a oportunidade de participar na montagem de caixas-ninho para os três tipos de aves identificadas localmente: chapim-azul, chapim-real e chapim-carvoeiro. Foram, ainda, instalados hotéis para insetos polinizadores, e explicada a importância destas espécies nos ecossistemas, e a necessidade da sua conservação.

No início deste ano, com apoio da Câmara de Lisboa, avançou a reflorestação do parque, com a plantação de 80 árvores, de espécies autóctones. A ação será alargada a toda a cidade, com a plantação de 1 000 árvores.

Ali bem perto, no Bairro da Flamenga, o Dia Mundial do Ambiente foi igualmente assinalado com uma ação de sensibilização da Valorsul e Junta de Freguesia de Marvila, dirigida aos moradores, “para a necessidade de uma cidadania ativa”, apelando a que “cada um assuma a sua responsabilidade”.

No Parque Florestal de Monsanto, na Quinta Pedagógica dos Olivais e na Feira do Livro, o município promoveu diversas atividades, entre os dias 1 e 8 de junho, com a participação dos visitantes em Oficinas, Jogos e Hora do Conto.