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Programa inovador em Lisboa apoia alunos desfavorecidos

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou hoje a criação do Programa de Mentorias de Lisboa, o qual, através da colaboração de mentores em contexto de aula, pretende diminuir a desigualdade educativa na cidade e oferecer às crianças de contextos desfavorecidos mais oportunidades e melhores condições para o sucesso escolar.


A proposta, submetida pelo executivo liderado por Carlos Moedas, foi aprovada em reunião camarária com os votos a favor da coligação Novos Tempos e do Partido Comunista Português, recebendo votos contra do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda, do Livre e dos Cidadãos por Lisboa.

O Programa de Mentorias de Lisboa "é uma relevante medida de inovação social na educação, cumprindo a nossa visão de um Estado Social Local", afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

"Estamos a investir na Educação e, com este programa inovador, vamos colocar mentores nas escolas para garantir um acompanhamento próximo e personalizado dos alunos mais desfavorecidos. Em Lisboa, não podemos permitir que as origens de uma criança limitem o seu futuro", sustenta ainda Carlos Moedas.

O projeto, para os próximos dois anos letivos, contará com 18 mentores a tempo inteiro, estimando abranger cerca de 2 000 alunos do 2.º ciclo do ensino básico, em 14 escolas de Lisboa classificadas como Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), localizadas em áreas mais desfavorecidas.

Este programa será gerido em parceria pela CML com a organização “Teach for Portugal”, representando um investimento global de cerca de um milhão de euros, com financiamento de fundos europeus.

Segundo dados da Teach for Portugal, projetos semelhantes realizados em Lisboa, e outras regiões do país, no ano letivo 2022/2023, aceleraram a redução das negativas em 51%. Cerca de  92% dos alunos afirmaram que o programa os ajudou a darem o seu melhor, e 90 % dos professores garantiram que os mentores são uma mais-valia no processo de aprendizagem.