Habitação

Reabilitação de edifícios avança em mais três bairros de Lisboa

As obras, integradas no programa Morar Melhor, vão beneficiar 275 casas dos bairros da Alta de Lisboa Sul, Alto do Lumiar e da Boavista, num investimento municipal superior a 3,4 milhões de euros.


De acordo com a Gebalis – responsável pelas empreitadas, com “impacto positivo para mais de 750 moradores” – a conservação, reparação e restauro dos edifícios, irá melhorar as condições de salubridade, conforto e habitabilidade, com “efeitos no desempenho energético, térmico e ambiental”.

Além das fachadas e coberturas, as melhorias nos edifícios incluem ainda as caixilharias, peitoris e soleiras, estores e substituição das portas de lote, refere a Gebalis.

No Alto do Lumiar, a empreitada será realizada em seis edifícios (122 frações), e deverá terminar dentro de seis meses.

Por sua vez, no Bairro da Alta de Lisboa, afirma a Gebalis, serão reabilitados os lotes 5 e 7, da Rua Maria José da Guia, com “impacto em 73 frações e 205 pessoas”, e um prazo previsto de cinco meses.

Em Benfica, no Bairro da Boavista, a intervenção chega a mais quatro lotes na Rua das Acácias, que incluem 80 frações e 224 moradores. Prevê-se que a obra esteja concluída em quatro meses, avança a empresa municipal.

Estas empreitadas, acrescenta a empresa de gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, fazem parte do Plano de Reabilitação acordado com a Câmara Municipal de Lisboa, que teve início em 2022, e é considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER).