Reunião descentralizada dedicada a Santa Maria Maior, Santo António e São Vicente
O Metropolitano de Lisboa tem em curso a instalação de dois elevadores, nas estações do Metro do Intendente e do Martim Moniz, junto à Rua da Palma. A informação foi avançada por Joana Almeida, em resposta a um morador da freguesia de Santa Maria Maior, sobre a requalificação da Praça do Martim Moniz. “Estão em execução e terminam em 2025”, afirmou a vereadora do Urbanismo.
Sobre a requalificação do Martim Moniz, “um grande projeto para esta zona da cidade”, disse Joana Almeida, “está a avançar dentro dos prazos", e “prevemos que a obra inicie em 2026”. O acesso ao estacionamento “vai mudar de local”, acrescentou.
Em “simultâneo”, disse ainda, avança o projeto do eixo da Almirante Reis, num processo “articulado” que “em breve será apresentado”.
O estacionamento desordenado, nomeadamente dos tuk-tuk, foi um dos problemas assinalados pelos moradores de Santa Maria Maior. Em Lisboa, informou Anacoreta Correia, vereador da Mobilidade, estão licenciados cerca de 1 000 destes veículos, com apenas 100 lugares de estacionamento.
Apesar de o seu licenciamento não ser competência da Câmara, como assinalou, “temos vindo a trabalhar com as associações de tuk-tuk, para criar 250 lugares no espaço público, e reduzir a possibilidade de utilização para aqueles que se licenciarem na Câmara”.
“Prevemos reduzir para metade”, e ordenar o estacionamento, trazendo “maior exigência" ao licenciamento de estacionamento que é concedido na câmara”. A proposta, revelou o vereador, vai ser discutida no próximo mês em reunião do executivo municipal, prevendo-se que possa ser “implementada” em meados de 2025.
Apesar de já resolvidos pelos serviços municipais, alguns dos problemas hoje identificados, a câmara garantiu que vai acompanhar os problemas e sugestões apresentadas no âmbito das suas competências, relacionadas sobretudo com a segurança no espaço público, higiene urbana, estacionamento, ruído originado pelo comércio noturno, mas também do terminal de cruzeiros e de alojamento local.
As intervenções finais, na segunda parte da reunião, ficaram a cargo dos presidentes das juntas de freguesia de São Vicente, Natalina Moura, de Santo António, Vasco Morgado, de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, e dos vereadores da Câmara Municipal de Lisboa.
Assista ao vídeo integral da reunião.