Mobilidade

Walk21 debateu em Lisboa o futuro da mobilidade pedonal

A 24.ª edição da Walk21 reuniu em Lisboa, entre 14 e 18 de outubro, mais de 500 oradores e participantes de todo o mundo, para debater e promover "ações que colocam os peões no centro da transformação".


Lisboa “é uma grande capital europeia que merece ser descoberta a pé”, afirmou Ângelo Pereira, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, na receção aos participantes, nos Paços do Concelho.

Temos a "ambição de ser uma das melhores cidades do mundo para se andar a pé. Estamos a trabalhar ativamente para eliminar barreiras e facilitar percursos”, sublinhou, e “estamos agora a atualizar o nosso Plano de Acessibilidade Pedonal, para sermos mais atuais, mais capazes e mais eficazes”.

Ao longo de quatro dias, a cidade foi palco do “principal evento global inteiramente dedicado à mobilidade pedonal”, reunindo especialistas de todo o mundo para “explorar o papel da mobilidade pedonal no desafio global da descarbonização, na dinâmica das cidades e, sobretudo, na saúde e qualidade de vida das pessoas”, afirmou Cristina Pinto Dias, secretária de Estado da Mobilidade.

Walking-Led Governance” foi o tema do plenário de encerramento da 24.ª edição da Walk21, centrada em quatro temas chave: inclusão; espaço público; emergência climática; governança.