Em de dezembro o Avenidas celebra o seu 3.º aniversário. As comemorações começam em tom festivo, com o Concerto de Natal da Tuna da ADAS – BR – Associação para o desenvolvimento e apoio social do Bairro do Rego – e o Cante Alentejano da UNANTI.
Destaque para a finissage da exposição, “As Filhas de Léthê”, uma mostra de imagens de época, que evidencia a luta das mulheres operárias na 1ª República Portuguesa, que acontece no dia do aniversário do Avenidas, com a apresentação do catálogo.
Para mais detalhes, consulte a programação.
Avenidas é o primeiro espaço do programa Um Teatro em Cada Bairro, que integra uma rede de espaços culturais de proximidade e de encontro com as comunidades e com os agentes culturais locais.
Mais informação sobre este projeto municipal: página Um Teatro em Cada Bairro
Programação
O Avarento
Nesta adaptação de “O Avarento”, poupar é a palavra de ordem, na casa do Harpagão. Fazem-se contas às migalhas, ao ar e às escolhas do coração. Lidar com tamanha contenção - de dinheiros e de amores - já se adivinha ser mote para drama. Mas porque esta é uma comédia low cost porque assim o deseja o protagonista, ficam por descobrir as tramas que salvarão o dia.
Inspirado na peça “O Avarento”, de Molière, que teve a sua estreia em Paris, em 1668.
Público-alvo: a partir de 6 anos
Aldeia da Roupa Branca
Rodado em tempo recorde, entre agosto e outubro de 1938, numa aldeia cenográfica construída junto aos estúdios da Tóbis, em Lisboa, o filme estreou-se no Teatro Tivoli a 2 de janeiro de 1939. Imortalizou as lavadeiras de Caneças e de Loures, que vinham à cidade de carroça e eram indispensáveis aos lares lisboetas – mulheres trabalhadoras, símbolo de um tempo e de uma comunidade, homenagem aos bairros onde todos se conhecem e gostam de permanecer como o nosso Bairro do Rego.
Apoio da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
Coordenação: Sérgio Marques
De Chianca de Garcia, 1939
Uma escolha de Ana Paula Caldeira
Público-alvo: a partir de 6 anos