Em janeiro de 2026 o programa do Avenidas começa com a exposição Em Bordalo, Nem Sempre Os Gatos São Pardos. Com inauguração marcada para o dia 15, esta mostra revela o lugar importante que os gatos têm na obra gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro.
Janeiro vai ser dedicado ao humor, à cultura e à comunidade.
Para mais detalhes, consulte a programação.
Avenidas é o primeiro espaço do programa Um Teatro em Cada Bairro, que integra uma rede de espaços culturais de proximidade e de encontro com as comunidades e com os agentes culturais locais.
Mais informação sobre este projeto municipal: página Um Teatro em Cada Bairro
Programação
Em Bordalo, Nem Sempre Os Gatos São Pardos
Nova exposição, de longa duração, sobre Rafael Bordalo Pinheiro, caricaturista, ilustrador, artista de trabalhos gráficos diversos, figurinista, e também ceramista, decorador, empresário.
Ao longo de sete salas, esta exposição procura dar a conhecer o legado desta figura, marcante e complexa, nas diferentes áreas em que trabalhou e atuou.
Inauguração: 15 de janeiro às 19:00
Parceiro: Museu Bordalo Pinheiro
Mais informação: página do evento
Gatos Assanhados do Bordalo Pinheiro
Os gatos desenhados ou moldados por Rafael Bordalo Pinheiro revelam emoções e estados de espírito muito diferentes. São imagens tão fortes que podem ser utilizadas como um alfabeto emocional.
Vamos falar de sentimentos e emoções através destas obras de arte.
Por Grupo do Gato
Grupo do Gato, a partir do projeto de continuidade sobre cidadania com os utentes da área de pedopsiquiatria do Hospital Pulido Valente.
Público-alvo: maiores e 10 anos
Parceiro: Museu Bordalo Pinheiro
Recordar Vasco Granja
Várias gerações cresceram com os programas da RTP de Vasco Granja. O cinema de animação chegou assim às casas de todos. Desde o cinema mais experimental até aos filmes mais conhecidos de Walt Disney.
As crianças chamavam-lhe o pai da Pantera cor-de-rosa.
Nesta sessão vai ser possível ver algumas curtas emblemáticas e, graças ao apoio da filha, Cecília Granja, vamos mostrar as simpáticas e criativas apresentações que antecediam cada um dos filmes.
Sessão para crianças com direito ao riso.
Público-alvo: maiores de 3 anos
A Vida de Brian
Filme dos Monty Python, 1979, uma escolha da equipa do Avenidas.
Considerado um dos filmes mais emblemáticos dos Monty Python, esta comédia histórica marcou gerações. A história acontece na Judeia, no ano 33, quando Brian é inesperadamente confundido com um messias num momento fervilhante da história religiosa. O resultado é uma sátira brilhante e irreverente que desmonta, com humor afiado, temas como religião, política e a tendência humana à idolatria.
Coordenação: Sérgio Marques
Público-alvo: maiores de 12 anos
Rir para pensar, Rir é um dever, Pensar uma obrigação
Esmerado cozinheiro nas artes da boa disposição, Jorge Serafim narra histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas e que gosta de temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto.
Rir e pensar são ingredientes essenciais para que a sociedade se reconheça quando se olha ao espelho.
Com Jorge Serafim
Público-alvo: maiores de 12 anos