Ciclo "Os Anos de Ouro do Cinema Italiano"

Exibição de 51 filmes, em cópias restauradas, alguns inéditos em sala, realizados por 16 cineastas que marcaram profundamente o nosso imaginário de espectadores, que criaram dezenas de obras-primas premiadas nos grandes festivais de cinema, que ganharam Óscares e que eram amadas pelo público.
Nos anos 40 nasce o cinema neo-realista, como uma espécie de reação à guerra e ao que ela representava, trazendo o cinema para as ruas, filmando em décors reais, com iluminação natural, interessando-se por histórias do quotidiano. Nos anos 50 surge a commedia all’italiana, sátira social e de costumes, feroz e explosiva. Nos anos 60 são os anos de afirmação de vários dos incontornáveis, de Visconti a Fellini, de Antonioni e Pasolini, mas também de Zurlini, de Francesco Rosi, de Carmelo Bene (como Pasolini, também ele escritor). E surgirá um dos últimos grandes autores que vêm ainda deste período, Bernardo Bertolucci.
"O cinema italiano é uma tapeçaria rica de emoções, de arte e de contar histórias. Deu-nos filmes icónicos que moldaram a linguagem cinematográfica e continuam a inspirar gerações de cineastas."
Martin Scorsese
"O cinema italiano reflecte a alma do país. Capta a essência da cultura italiana, a sua energia vibrante e as suas tradições profundamente enraizadas. É um testemunho do poder de contar histórias."
Francis Ford Coppola
"A comédia italiana é um verdadeiro tesouro do cinema mundial. Tem uma mistura única de farsa, sátira e absurdo que mantém o público a rir enquanto oferece uma visão profunda da experiência humana."
Wes Anderson
Mais informação: página do evento