Quinta Alegre – Um Teatro em cada Bairro

Destacamos a atividade no dia 31 de maio, da Associação de Moradores PER11. Quem tem a chave é a associação e janelas, portas e portões são para abrir. Inauguramos uma série que repetiremos nos próximos meses: “ocupações” por parte de organizações do território que partilhamos.
Para mais detalhes, consulte a programação.
O antigo Palácio Marquês do Alegrete assume-se com um espaço cultural de proximidade, com oferta de programação variada.
Mais informação sobre este projeto municipal: página Um Teatro em Cada Bairro
Programação
Projeto de mediação parental
Encontros regulares até ao final do ano, duas vezes por semana para famílias com crianças em idade de JI sem enquadramento nos estabelecimentos de ensino da freguesia de Santa Clara.
Com Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar para famílias do território.
Datas: 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26, 28 de maio
Parceiros: Juntas de Freguesia de Santa Clara e Lumiar
Oficina Dia a Dia
Oficina de Ana Jezabel e Ángela Diaz Quintela para trabalhar sobre o som, o corpo, a alimentação e o espaço, procurando paralelismos entre humanos e animais, com base nas seguintes perguntas:
- Será que a vida humana engoliu a natureza?
- Como funciona o nosso sistema solar e como nos permite viver o dia a dia?
- Quais as diferentes reações do nosso corpo ao que ingerimos – paladar e digestão?
- O ser humano é também um animal?
Público-alvo:
- escolas (pré-escolares) | 8 e 9 de maio às 9:45 e 10:45;
- famílias | 10 de maio às 11:00
Participação: gratuito, mediante inscrição para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt ou 218 174 040
Música com Escola de Segunda Oportunidade
Projeto de música com alunos das turmas da Escola de 2º Oportunidade dos Agrupamentos de Escolas Pintor Almada Negreiros e Alta de Lisboa.
Com João Grossinho, Nuno Cintrão e Teresa Gentil
Dias: 8, 15, 22 e 29 de maio
Há dias mais alegretes – atreve-te a clicar
Este mês, a proposta do grupo dos Alegretes é uma oficina de fotografia. Para esta manhã esperamos boa luz e disposição para se descobrir nos recantos do palácio e do exterior os melhores ângulos e técnicas para fotografar. Jean-Claude, nosso vizinho e cúmplice, vem mostrar como faz, que é como quem diz, partilhar o que sabe fazer.
O ciclo Há dias mais alegretes apresenta as propostas de programação do grupo de pessoas que frequentam a Quinta Alegre e reúne para pensar em conjunto sobre o que pode acontecer neste espaço – de e para pessoas de Santa Clara, com portas abertas a quem vem de outros lugares.
Participação: gratuito, mediante inscrição para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt ou 218 174 040
Livros Muito Abertos – Laboratório de Leitura(s)
Em encontros regulares, abrimos novas páginas com convidados adultos, idealmente com muitos anos, que queiram mergulhar nos livros com texto e imagem. Um encontro de histórias: as que vêm nos livros ilustrados e as trazidas pelas pessoas que se reúnem à volta da mesa, com chá, bolachas e outros pequenos tesouros. Não é preciso saber as letras, há muitas formas de ler.
Com Dora Batalim Sottomayor
Dias: 12 e 26 de maio
Participação: gratuito, mediante inscrição para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt ou 218 174 040
Público-alvo: a partir de 65 anos (preferencialmente)
A peruca do Marquês
Na Quinta Alegre as histórias são como as cerejas: vêm umas atrás das outras e são difíceis de parar. Basta fecharmos os olhos e vemos o Marquês e a Marquesa a dançar no salão principal ou a passear junto à buganvília no jardim. E mais uma história para contar. Dizem as más-línguas que o Marquês acorda sempre mal-disposto e que à hora do lanche já podemos vê-lo alegre, a passear todo vaidoso com as suas perucas vistosas. Nunca repete uma peruca, tem 365, uma para cada dia do ano. Mas esqueceu-se de que havia anos bissextos e agora falta-lhe uma peruca. Estamos desesperadas e precisamos mesmo de ajuda para imaginá-la!
Com Andreia Salavessa
Público-alvo: escolas (pré-escolar)
Carta para quem vem depois
O que se pode dizer a quem ainda não chegou sobre o que se passa hoje? Fazem-se avisos, envia-se recados, leva-se esperança, pede-se desculpa? Neste espetáculo-debate experimenta-se como se pode pensar em conjunto hoje, com os olhos postos no tempo que está para vir. Com atores que lançam temas, conflitos e orientam a conversa, cria-se coletivamente uma carta com uma mensagem para quem vem a seguir. No fim, teremos de ter uma carta para deixar para o futuro, escrita por quem está agora.
por Os Possessos
Participação: gratuito, mediante reserva para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt ou 218 174 040
Público-alvo:
- escolas (do 2º ciclo ao secundário) | 26 e 27 de maio | 10:30
- público geral a partir de 12 anos | 24 de maio | 17:00
Santa Casa Jazz Fest
As salas e jardins da Quinta Alegre transformam-se nos palcos de concertos e outras atividades e fecha-se esta celebração jazzística no palacete.
A edição de 2025 de Santa Casa Jazz Fest realiza-se no Convento de São Pedro de Alcântara (Jardim do Abacateiro e Igreja) e na Quinta Alegre, entre 22 e 25 de maio. Apresenta uma grande variedade de concertos de jazz, com grupos e artistas emergentes e apresentações da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas.
Programa:
11:00 - Isabel Rato Quinteto* | “Que história é essa do Jazz?” | Concerto para famílias com crianças a partir dos 6 anos;
15:00 - Combos Escola HCP, Juliana Mendonça e Sílvia Ferreira (grupo do atelier de jazz da Escola do Hot Clube);
16:00 - Combos Escola HCP, Filipe Duarte (grupo do curso regular da Escola do Hot Clube);
17:00 - Trio de Gonçalo Marques com Michael Formanek e Jeff Williams
Gonçalo Marques - trompete
Michael Formanek - contrabaixo
Jeff Williams - bateria
Isabel Rato Quinteto
Isabel Rato - piano, composição e arranjos
João David Almeida - voz
João Capinha - saxofone alto
Gonçalo Leonardo - contrabaixo
Alexandre Alves - bateria
Participação: gratuito, mediante reserva para culturasantacasa@scml.pt ou 213 240 869/887/889
Organização: Santa Casa da Misericórdia
Parceiro: Hot Clube Portugal
PER 11 é na Quinta
Na Quinta Alegre, janelas, portas e portões são para abrir. Este sábado, quem tem a chave é a Associação de Moradores PER11, que se muda para o interior e exterior do palácio, inaugurando uma série que repetiremos nos próximos meses: “ocupações” por parte de organizações do território que partilhamos.
Começamos por uma das associações mais próxima em distância e não só. A Associação de Moradores PER11 tem colaborado com a Quinta Alegre das mais diversas formas desde que o projeto começou em Santa Clara. Esta tarde, celebramos o aniversário desta comunidade de vizinhos e amigos, onde há sempre lugar mais alguém.
As atividades estão por conta dos ocupantes: uma oficina de serigrafia, atividade física com o GANG (Grupo Ação Natureza e Ginástica – todas maiores de 65 anos), uma mostra dos empreendedores do bairro (que trazem também trazem comidas e bebidas), DJ e, claro, um momento para brindar a quem faz anos.
Com Associação Moradores PER 11
Projeto de mediação parental
Oficina Dia a Dia
Música com Escola de Segunda Oportunidade
Há dias mais alegretes – atreve-te a clicar
Livros Muito Abertos – Laboratório de Leitura(s)
A peruca do Marquês
Carta para quem vem depois
Santa Casa Jazz Fest
PER 11 é na Quinta