Skip to main content Skip to page footer
01 abr - 26 mai 2024
Grátis
Quinta Alegre – Um Teatro em cada Bairro Rua dos Sete Céus
Vários

Quinta Alegre | Um Teatro em cada Bairro

Programação

Eventos
Categorias
Cursos e oficinas
As histórias são como as cerejas: vêm umas atrás das outras e são difíceis de parar

com Andreia Salavessa

Na Quinta Alegre as histórias são como as cerejas: vêm umas atrás das outras e são difíceis de parar. Basta fecharmos os olhos e vemos o Marquês e a Marquesa a dançar no salão principal ou a passear junto à buganvília no jardim. E mais uma história para contar. Dizem as más-línguas que o Marquês acorda sempre mal disposto e que à hora do lanche já podemos vê-lo  alegre, a passear todo vaidoso com as suas perucas vistosas. Nunca repete uma peruca, tem 365, uma para cada dia do ano. Mas esqueceu-se de que este ano era bissexto e agora falta-lhe uma peruca. Estamos desesperadas e precisamos mesmo de ajuda para imaginá-la!

 

Público-alvo: escolas do pré-escolar

Cursos e oficinas
O que pode acontecer se juntarmos estes três objetos?

Uma caixa de sapatos, uma lente de lupa e cartolina preta. Uma oficina para descobrir o que acontece quando se deixa entrar a luz num sítio pequeno e muito escuro – até parece magia.
 

Público-alvo: escolas do 4º ano

Organização: Oficinas desenvolvidas pela APORDOC no âmbito do projeto Paisagens – Permanente Transformação

Cursos e oficinas Visitas guiadas
Várias propostas para passar uma ou várias horas na Quinta Alegre

Uma vez por mês, de maio a dezembro, trocam-se as voltas ao calendário. O dia começa com um passeio ou visita. Ao início da tarde paramos para ouvir histórias trazidas pelas árvores ou encontrar poesia nas palavras do dia-a-dia.  Ao final da tarde temos um concerto de jazz, com curadoria de Bruno Santos que reuniu duplas de diferentes instrumentos para diálogo intimistas.

Programa
10:00 | Visita guiada ao interior do palácio, os azulejos, os frescos surpreendentes, as vistas e os jardins: tudo isto e mais ainda para conhecer num percurso orientado. Por Ricardo Máximo (SPDC - SCML) 
11:00 | Passeio sensorial com descoberta do exterior através do tato, do cheiro, dos ouvidos e do olhar. As experiências são registadas num diário, a memória física desta vivência sensorial única. Por Luís Nobre (SPDC - SCML)
Organização: Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural (SPDC) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

14:00 | Visita livre | Quando as paredes falam – memórias sonoras da Quinta Alegre, uma instalação de Marta Pedroso, para ouvir enquanto se circula livremente nas salas do palácio.
15:00 | Oficina para famílias | Coleção de Palavras. Com as palavras encontradas na escuta e observação criam-se novos versos, outros poemas, poetas futuros. Orientação: Margarida Ferra.
17:00 | Jazz em duo com Clara Lacerda (Piano) e Romeu Tristão (contrabaixo). Um duo com raízes no jazz e ramificações em universos vários, atua num concerto criado para os recantos e encantos do palácio.

Inscrições:  para visita e passeios sensoriais: culturasantacasa@scml.pt | 213 240 869/887/889. Restantes reservas e inscrições: umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt | 218 174 040
 

Cursos e oficinas
Escutar para ver melhor: exercícios para imaginar transformações

Com Delano Queiroz 

O que se escuta quando se ouve? Há diferença entre ouvir e escutar? A partir de exercícios de escuta que visam estimular o entendimento da paisagem sonora que nos circunda, pensaremos e criaremos um filme capaz de imaginar as transformações que procuramos.

 

Destinatários: escolas do 1º ciclo

Cinema
Filmes feitos em 2023 na oficina Do guião à sala de cinema

Uma vez por mês a paisagem passa para o grande ecrã na Associação de Moradores do Bairro das Calvanas ou na Quinta Alegre. Desta vez, a sessão é no palácio e reúne os filmes feitos em 2023 na oficina Do guião à sala de cinema com alunos da EB 2.3 Pintor Almada Negreiros.

Paisagens – Permanente Transformação

 

Organização:  APORDOC

Parceria: Musgo Azul, Os Filhos Lumière, a J.F. de Santa Clara, e o apoio do Programa BIP/ZIP Lisboa – Parcerias Locais

Música
Recital

com Ana Sofia Paiva, Marco Oliveira, Nuno Cintrão e José Peixoto

O que é a que música e a poesia têm em comum com as árvores? São, de algum modo, seres vivos na terra. Música e palavras juntam-se como se fizessem parte de uma floresta e quatro criadores usam a sua linguagem própria para partilhar cumplicidades com a Natureza.

Vozes, guitarras clássicas ou elétricas e outros instrumentos misturam-se com os sons de exterior num espetáculo ao ar livre. A voz do vento é um recital de poesia, árvores e música, onde ritmos, melodia e textos da literatura ou da ciência dialogam e criam uma paisagem sonora única.
 

Público-alvo: M/6

Literatura

Quinta Alegre – Um Teatro em cada Bairro

Um encontro de histórias

Histórias que vêm nos livros ilustrados e outras trazidas pelas pessoas que se reúnem à volta da mesa, com chá, bolachas e outros pequenos tesouros. Para pessoas mais velhas. Não é preciso saber as letras, há muitas formas de ler.

Com Dora Batalim Sottomayor

Horário: 22 e 29 abril às 14:30

Participação: inscrições para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt  ou 218 174 040 

Cursos e oficinas
Vamos construir um Sombrário

Se há luz, há sombra. Uma não vive sem a outra. Vamos então descobri-las, criá-las, inventá-las e guardá-las.

Tendo como inspiração o trabalho da artista Lourdes Castro, mergulhamos no universo da luz e da sombra e tentamos capturar essas manchas que teimam em fugir-nos e em mudar de forma a cada movimento, a cada som e a cada nota musical. 

Cada participante terá o seu kit com as ferramentas necessárias para a captura. No fim, talvez saibamos dizer qual é a diferença entre ver e olhar. Quando acabar levaremos connosco a primeira de muitas sombras, daquela que será a nossa nova coleção.

Criada por Márcia Lessa, fotógrafa, Rita Luiz, mediadora, e Bruno Santos, músico, esta oficina é uma aventura divertida, multissensorial e dinâmica onde também descobrimos o trabalho de Lourdes Castro. Uma artista visual que olhava o mundo de uma forma simples e bela e reparava em detalhes especiais como as sombras que estão por todo o lado.

Com Rita Luiz e Bruno Santos

Público-alvo:
Escolas do 1º Ciclo | 23, 24, 26 e 29 abril | 10:00
Famílias | 28 abril | 16:00

Sugestão para maiores de 6 anos acompanhados por um adulto.

Participação: entrada gratuita e mediante inscrição prévia para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt ou 218 174 040

Visitas guiadas
O Jardim da Quinta Alegre

Visita exploratória ao jardim da Quinta Alegre e sua área envolvente com recurso aos sentidos. As crianças são convidadas a conhecer o espaço, a sua história e património, através do tato, do cheiro, dos ouvidos e do olhar, e a registar as suas experiências num diário, que será a memória física de uma vivência sensorial única.  

Orientação: equipa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Público-alvo: famílias

Participação: inscrições para culturasantacasa@scml.pt | 213 240 869/887/889
 

Música
O duo André Santos e Bruno Santos apresentam o último trabalho

Guitarristas e irmãos, lançaram o seu quinto disco tendo a obra de Lourdes Castro como o embrião e ponto de partida deste trabalho. 

O duo inspirou-se em três momentos da vida e obra da artista visual: o início, na sua terra natal, a Madeira, a emigração com uma curta passagem por Lisboa e o regresso à ilha, às raízes e ao seu jardim, a sua última obra. O som das guitarras e cordofones tradicionais da Madeira dá vida a mais uma etapa dos Manos, que partilham com Lourdes Castro a origem na ilha e daí nos levam em viagem.

Participação: entrada gratuita mediante inscrição prévia para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt | 218 174 040
 

Organização:  Mano a Mano

Cursos e oficinas
Conhecer, pensar e conversar em conjunto sobre os direitos da criança

com Joana Simões Piedade

Será que aquilo que precisamos para viver são… “direitos”? O que é a Convenção sobre os Direitos da Criança? E, afinal, o que está lá escrito? À volta de uma manta-jogo vamos conhecer, pensar e conversar em conjunto sobre os direitos da criança. Nesta oficina, todos têm direito a participar e a usar a sua voz, a partilhar vivências e a refletir sobre como estes direitos se relacionam com as nossas vidas e as de todas as crianças à volta do mundo.

Horário: 6 a 10 maio | 10:00 | escolas do 1º ciclo
11 maio | 15:00 | Para famílias

Público-alvo: maiores de 6 anos acompanhados por um adulto.

Participação: inscrições e mais informações: umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa | 218 174 040
 

Festas e Feiras

Rua dos Sete Céus

Um almoço de encontro e partilha

Já comemos rúcula, já comemos rabanetes, chegou a altura das favas! O convite é para um almoço de encontro e partilha, com todos os que têm acompanhado a construção do microbosque dos Sete Céus, quer com as mãos na terra quer com a cabeça nesta ideia. Uma favada que resulta da primeira plantação comunitária com associações de moradores, vizinhos e escolas locais.

 

Participação: confirmação para musgo.musgos@gmail.com

Cursos e oficinas
As histórias são como as cerejas: vêm umas atrás das outras e são difíceis de parar

com Andreia Salavessa

Na Quinta Alegre as histórias são como as cerejas: vêm umas atrás das outras e são difíceis de parar. Basta fecharmos os olhos e vemos o Marquês e a Marquesa a dançar no salão principal ou a passear junto à buganvília no jardim. E mais uma história para contar. Dizem as más-línguas que o Marquês acorda sempre mal disposto e que à hora do lanche já podemos vê-lo  alegre, a passear todo vaidoso com as suas perucas vistosas. Nunca repete uma peruca, tem 365, uma para cada dia do ano. Mas esqueceu-se de que este ano era bissexto e agora falta-lhe uma peruca. Estamos desesperadas e precisamos mesmo de ajuda para imaginá-la!

 

Público-alvo: escolas do pré-escolar

Cursos e oficinas
O que pode acontecer se juntarmos estes três objetos?

Uma caixa de sapatos, uma lente de lupa e cartolina preta. Uma oficina para descobrir o que acontece quando se deixa entrar a luz num sítio pequeno e muito escuro – até parece magia.
 

Público-alvo: escolas do 4º ano

Organização: Oficinas desenvolvidas pela APORDOC no âmbito do projeto Paisagens – Permanente Transformação

Cursos e oficinas Visitas guiadas
Várias propostas para passar uma ou várias horas na Quinta Alegre

Uma vez por mês, de maio a dezembro, trocam-se as voltas ao calendário. O dia começa com um passeio ou visita. Ao início da tarde paramos para ouvir histórias trazidas pelas árvores ou encontrar poesia nas palavras do dia-a-dia.  Ao final da tarde temos um concerto de jazz, com curadoria de Bruno Santos que reuniu duplas de diferentes instrumentos para diálogo intimistas.

Programa
10:00 | Visita guiada ao interior do palácio, os azulejos, os frescos surpreendentes, as vistas e os jardins: tudo isto e mais ainda para conhecer num percurso orientado. Por Ricardo Máximo (SPDC - SCML) 
11:00 | Passeio sensorial com descoberta do exterior através do tato, do cheiro, dos ouvidos e do olhar. As experiências são registadas num diário, a memória física desta vivência sensorial única. Por Luís Nobre (SPDC - SCML)
Organização: Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural (SPDC) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

14:00 | Visita livre | Quando as paredes falam – memórias sonoras da Quinta Alegre, uma instalação de Marta Pedroso, para ouvir enquanto se circula livremente nas salas do palácio.
15:00 | Oficina para famílias | Coleção de Palavras. Com as palavras encontradas na escuta e observação criam-se novos versos, outros poemas, poetas futuros. Orientação: Margarida Ferra.
17:00 | Jazz em duo com Clara Lacerda (Piano) e Romeu Tristão (contrabaixo). Um duo com raízes no jazz e ramificações em universos vários, atua num concerto criado para os recantos e encantos do palácio.

Inscrições:  para visita e passeios sensoriais: culturasantacasa@scml.pt | 213 240 869/887/889. Restantes reservas e inscrições: umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt | 218 174 040
 

Cursos e oficinas
Escutar para ver melhor: exercícios para imaginar transformações

Com Delano Queiroz 

O que se escuta quando se ouve? Há diferença entre ouvir e escutar? A partir de exercícios de escuta que visam estimular o entendimento da paisagem sonora que nos circunda, pensaremos e criaremos um filme capaz de imaginar as transformações que procuramos.

 

Destinatários: escolas do 1º ciclo

Cinema
Filmes feitos em 2023 na oficina Do guião à sala de cinema

Uma vez por mês a paisagem passa para o grande ecrã na Associação de Moradores do Bairro das Calvanas ou na Quinta Alegre. Desta vez, a sessão é no palácio e reúne os filmes feitos em 2023 na oficina Do guião à sala de cinema com alunos da EB 2.3 Pintor Almada Negreiros.

Paisagens – Permanente Transformação

 

Organização:  APORDOC

Parceria: Musgo Azul, Os Filhos Lumière, a J.F. de Santa Clara, e o apoio do Programa BIP/ZIP Lisboa – Parcerias Locais

Música
Recital

com Ana Sofia Paiva, Marco Oliveira, Nuno Cintrão e José Peixoto

O que é a que música e a poesia têm em comum com as árvores? São, de algum modo, seres vivos na terra. Música e palavras juntam-se como se fizessem parte de uma floresta e quatro criadores usam a sua linguagem própria para partilhar cumplicidades com a Natureza.

Vozes, guitarras clássicas ou elétricas e outros instrumentos misturam-se com os sons de exterior num espetáculo ao ar livre. A voz do vento é um recital de poesia, árvores e música, onde ritmos, melodia e textos da literatura ou da ciência dialogam e criam uma paisagem sonora única.
 

Público-alvo: M/6

Literatura

Quinta Alegre – Um Teatro em cada Bairro

Um encontro de histórias

Histórias que vêm nos livros ilustrados e outras trazidas pelas pessoas que se reúnem à volta da mesa, com chá, bolachas e outros pequenos tesouros. Para pessoas mais velhas. Não é preciso saber as letras, há muitas formas de ler.

Com Dora Batalim Sottomayor

Horário: 22 e 29 abril às 14:30

Participação: inscrições para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt  ou 218 174 040 

Cursos e oficinas
Vamos construir um Sombrário

Se há luz, há sombra. Uma não vive sem a outra. Vamos então descobri-las, criá-las, inventá-las e guardá-las.

Tendo como inspiração o trabalho da artista Lourdes Castro, mergulhamos no universo da luz e da sombra e tentamos capturar essas manchas que teimam em fugir-nos e em mudar de forma a cada movimento, a cada som e a cada nota musical. 

Cada participante terá o seu kit com as ferramentas necessárias para a captura. No fim, talvez saibamos dizer qual é a diferença entre ver e olhar. Quando acabar levaremos connosco a primeira de muitas sombras, daquela que será a nossa nova coleção.

Criada por Márcia Lessa, fotógrafa, Rita Luiz, mediadora, e Bruno Santos, músico, esta oficina é uma aventura divertida, multissensorial e dinâmica onde também descobrimos o trabalho de Lourdes Castro. Uma artista visual que olhava o mundo de uma forma simples e bela e reparava em detalhes especiais como as sombras que estão por todo o lado.

Com Rita Luiz e Bruno Santos

Público-alvo:
Escolas do 1º Ciclo | 23, 24, 26 e 29 abril | 10:00
Famílias | 28 abril | 16:00

Sugestão para maiores de 6 anos acompanhados por um adulto.

Participação: entrada gratuita e mediante inscrição prévia para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt ou 218 174 040

Visitas guiadas
O Jardim da Quinta Alegre

Visita exploratória ao jardim da Quinta Alegre e sua área envolvente com recurso aos sentidos. As crianças são convidadas a conhecer o espaço, a sua história e património, através do tato, do cheiro, dos ouvidos e do olhar, e a registar as suas experiências num diário, que será a memória física de uma vivência sensorial única.  

Orientação: equipa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Público-alvo: famílias

Participação: inscrições para culturasantacasa@scml.pt | 213 240 869/887/889
 

Música
O duo André Santos e Bruno Santos apresentam o último trabalho

Guitarristas e irmãos, lançaram o seu quinto disco tendo a obra de Lourdes Castro como o embrião e ponto de partida deste trabalho. 

O duo inspirou-se em três momentos da vida e obra da artista visual: o início, na sua terra natal, a Madeira, a emigração com uma curta passagem por Lisboa e o regresso à ilha, às raízes e ao seu jardim, a sua última obra. O som das guitarras e cordofones tradicionais da Madeira dá vida a mais uma etapa dos Manos, que partilham com Lourdes Castro a origem na ilha e daí nos levam em viagem.

Participação: entrada gratuita mediante inscrição prévia para umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa.pt | 218 174 040
 

Organização:  Mano a Mano

Cursos e oficinas
Conhecer, pensar e conversar em conjunto sobre os direitos da criança

com Joana Simões Piedade

Será que aquilo que precisamos para viver são… “direitos”? O que é a Convenção sobre os Direitos da Criança? E, afinal, o que está lá escrito? À volta de uma manta-jogo vamos conhecer, pensar e conversar em conjunto sobre os direitos da criança. Nesta oficina, todos têm direito a participar e a usar a sua voz, a partilhar vivências e a refletir sobre como estes direitos se relacionam com as nossas vidas e as de todas as crianças à volta do mundo.

Horário: 6 a 10 maio | 10:00 | escolas do 1º ciclo
11 maio | 15:00 | Para famílias

Público-alvo: maiores de 6 anos acompanhados por um adulto.

Participação: inscrições e mais informações: umteatroemcadabairro.quintaalegre@cm-lisboa | 218 174 040
 

Festas e Feiras

Rua dos Sete Céus

Um almoço de encontro e partilha

Já comemos rúcula, já comemos rabanetes, chegou a altura das favas! O convite é para um almoço de encontro e partilha, com todos os que têm acompanhado a construção do microbosque dos Sete Céus, quer com as mãos na terra quer com a cabeça nesta ideia. Uma favada que resulta da primeira plantação comunitária com associações de moradores, vizinhos e escolas locais.

 

Participação: confirmação para musgo.musgos@gmail.com