Mamografia gratuita para mulheres jovens
A Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Fundação Champalimaud, disponibiliza um rastreio de mamografias gratuitas para mulheres com menos de 50 anos residentes em Lisboa.
O cancro da mama representa a segunda causa de morte sendo que a sua incidência em idades mais jovens tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos.
A identificação precoce de alterações da mama através de uma mamografia de baixa radiação é fundamental para o sucesso do tratamento permitindo detetar alterações por vezes não identificáveis por apalpação.
O exame será realizado por um técnico e avaliado por dois médicos radiologistas em leitura duplamente cega.
Os novos casos de cancro da mama entre mulheres com menos de 50 anos aumentaram significativamente nas últimas décadas. A identificação precoce de alterações da mama é fundamental para o sucesso do tratamento.
A mamografia é uma radiografia mamária que usa um nível muito baixo de radiação, sendo realizada por um técnico de radiologia e analisado por um médico radiologista.
O exame de mamografia permite a deteção de tumores muito pequenos, muitas vezes não palpáveis admitindo assim, tratamentos menos invasivos e menos traumatizantes e uma esperança de vida maior.
São conhecidos alguns fatores de risco para o cancro da mama, incluindo características genéticas e hereditárias que obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso quando exista um historial familiar.
Perguntas frequentes
Para realizar o exame de mamografia deverá ligar para o 800 910 155.
A chamada é gratuita.
O rastreio destina-se a mulheres jovens entre os 40 e os 49 anos, residentes em Lisboa.
Estão abrangidas também as colaboradoras do município e de empresas municipais na mesma faixa etária.
Podem realizar o exame de mamografia:
- As mulheres que não estejam grávidas;
- As mulheres que não tenham realizado exame de mamografia nos últimos 6 meses, salvo indicação médica especial
O exame de mamografia pode ser realizado de dois em dois anos.
Em casos especiais prescritos pelo médico assistente, poderá realizar o exame antes de decorridos este período.
Só no caso de a equipa médica (radiologista) necessitar de algum esclarecimento adicional.
Deverá contactar de imediato o seu médico de família para que este faça o reencaminhamento necessário.
Não. O equipamento onde vai ser realizada a mamografia é de baixa radiação, sendo que a sua repetição de 2 em 2 anos é considerada inofensiva.
Não, o exame é gratuito.
Os exames são realizados nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, localizados na Avenida Afonso Costa 41, em Lisboa.
O exame poderá ser levantado nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa ou enviado por correio eletrónico desde que previamente e expressamente autorizado pelo próprio.
Para realizar o exame deverá apresentar o seu cartão de cidadão. A residência em Lisboa é confirmada através do site do recenseamento eleitoral ou mediante a apresentação de uma certidão de residência fiscal.
Para realizar o exame terá de responder a um conjunto de questões a assinar a declaração de consentimento informado.
Se precisar de algum esclarecimento, ligue para o 800 910 155.
Em alternativa, poderá enviar um email para rastreio.mama@cm-lisboa.pt
No dia em que vai realizar os exames mamários não deve aplicar qualquer creme ou desodorizante na região mamária ou axilar, pois estes interferem com a qualidade dos exames;
No dia dos exames, deve levar consigo os exames anteriores (imagens e relatórios) pois, em alguns casos, a comparação com esses exames é fundamental para formular um diagnóstico correto.