Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável
Participação
A participação da população é um dos pilares fundamentais do PMUS Lisboa. Uma cidade mais acessível, eficiente e inclusiva constrói-se com o contributo de todos, através de um processo aberto, transparente e colaborativo.
O envolvimento da população permite identificar necessidades e desafios locais, assegurando que as soluções propostas reflitam a diversidade de quem vive e circula em Lisboa.
Workshops
No âmbito do PMUS foram realizados workshops territoriais e setoriais, organizados para auscultar as diversas entidades e agentes que diariamente moldam a mobilidade da capital, demonstrando a importância, a estrutura, o calendário e os temas-chave do Plano.
Num total de nove workshops: cinco dedicados às unidades territoriais de intervenção (Centro, Centro Histórico, Ocidental, Oriental e Norte) e quatro dirigidos aos domínios setoriais do Plano, tais como: Logística, Mobilidade Ativa e Micromobilidade, Transporte Público Metropolitano e Transporte Público Urbano.
Com a participação de representantes de associações locais, juntas de freguesia e administração central e regional, operadores de transporte, reguladores, empresas de infraestrutura e forças de segurança, este processo tem sido fundamental para apresentar e debater os desafios. Desta forma estão a ser recolhidos contributos, que irão enriquecer o diagnóstico do PMUS Lisboa.
Os workshops foram organizados para responder aos seguintes macro objetivos:
Compreender como é percecionada a Mobilidade em Lisboa
Enquadramento da situação atual, aspetos valorizados, pontos fortes e áreas de melhoria.
Identificar as principais expectativas e necessidades atuais
O que já está a funcionar bem e o que falta melhorar.
Identificar as principais barreiras e oportunidades
Aspetos a melhorar para promover uma maior utilização dos modos sustentáveis, fatores que condicionam a escolha e a identificação das barreiras.
Desejo de mudança: Que podemos ambicionar para o futuro da mobilidade em Lisboa
Que mudanças devem ocorrer, para onde devemos caminha e como promover práticas de mobilidade mais sustentáveis.
Após este ciclo inicial de nove workshops, no terceiro trimestre deste ano será apresentada uma nova série de encontros abertos à participação de parceiros e do público em geral. Estes futuros workshops visam apresentar e debater as principais propostas de ação, consolidando o PMUS como um instrumento programático decisivo para promover uma mobilidade mais sustentável e inovadora na cidade de Lisboa.
Programa
Os workshops setoriais aconteceram no Largo de São Julião, nº 19.
Os workshops territoriais:
- UIT Centro - Museu da Cidade
- UIT Ocidental – Biblioteca de Alcântara José Dias Coelho
- UIT Centro Histórico – Largo de São Julião, nº 19
- UIT Oriental – Biblioteca de Marvila
- UIT Norte – Antigo Lagar da Quinta de S. Vicente (Telheiras)
Início: 18 de fevereiro de 2025
Fim: 10 de abril de 2025
World Cafe: os participantes foram divididos em grupos de 4 a 5 pessoas por mesa, partilharam e aprofundaram as suas opiniões e ideias, de forma a construir uma visão conjunta sobre o tema.
- UIT Centro – Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Campolide e Santo António
- UIT Ocidental – Ajuda, Alcântara e Belém
- UIT Centro Histórico – Campo de Ourique, Estrela, Misericórdia, Penha de França, Santa Maria Maior e São Vicente
- UIT Oriental – Beato, Marvila, Olivais e Parque das Nações
UIT Norte – Benfica, Carnide, Lumiar, Santa Clara e São Domingos de Benfica
Âmbito
Ambiente, Mobilidade, Micromobilidade, Transporte público, Logística e Inovação
Promotor
Câmara Municipal de Lisboa
Datas do processo participativo
Início: 18 de fevereiro de 2025
Fim: 10 de abril de 2025
Focus Group
Realizados entre fevereiro e março de 2025, envolveram 34 participantes (32% homens e 68% mulheres, entre 15 e 87 anos) divididos em quatro grupos (mulheres de diferentes idades, adolescentes, pais com filhos menores de 12 anos e idosos/pessoas com mobilidade condicionada).
Através de dinâmicas de grupo, avaliaram qualitativamente a mobilidade atual na cidade, destacando pontos fortes como a diversidade de opções e a gratuitidade de alguns transportes públicos. Como pontos fracos, foram identificados: a baixa fiabilidade do sistema, a elevada taxa de ocupação nos horários de ponta e a má manutenção dos equipamentos de acesso (como escadas rolantes e elevadores do Metro) e das vias/passeios.
Para o futuro, os participantes manifestaram a ambição de transformar Lisboa numa cidade que incentive: a mobilidade ativa e o uso de transportes públicos, melhorias abrangentes no espaço público, passeios de qualidade e, em alguns casos, uma rede ciclável contínua e segura.
Inquéritos
A metodologia dos inquéritos está a ser realizada de duas formas: online e presencial
- A nível presencial, a recolha teve início em março de 2025 junto de residentes e não residentes em Lisboa, a comerciantes, turistas e visitantes.
- A nível online, a participação nos inquéritos está concluída, contudo pode ainda enviar os seus contributos para o e-mail: dmm.dipm@cm-lisboa.pt.
Com o objetivo de compreender as necessidades de deslocação das pessoas e avaliar a oferta de transportes na cidade, a recolha de dados foi feita de duas formas: um inquérito online e um inquérito presencial realizado nas zonas centrais das freguesias.
Após a realização do primeiro inquérito para conhecer as deslocações realizadas no nosso território e avaliar a oferta de transportes na cidade, o segundo inquérito, realizado online, centrou-se nas novas tendências de teletrabalho, nas compras online, no transporte individual e estacionamento.
O último inquérito online deu destaque à micromobilidade, à mobilidade partilhada, ao ambiente, à segurança e ao bem-estar. Recorrendo a uma abordagem abrangente, orientada por uma visão flexível e resiliente, com o intuito de melhorar a mobilidade da cidade.
Contactos
Envie o seu contributo para o e-mail dmm.dipm@cm-lisboa.pt, identificando no assunto “PMUS de Lisboa - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável”.