Transportes Públicos Gratuitos
Acesso gratuito ao transporte público
A gratuitidade dos transportes públicos abrange diversos grupos, promovendo um sistema de mobilidade mais inclusivo e sustentável.
Os transportes públicos gratuitos são uma das principais medidas a implementar em Lisboa, com o objetivo de incentivar o recurso ao transporte público a todos os residentes em Lisboa
Seniores residentes na cidade beneficiam de transporte público gratuito desde 25 de julho de 2022. A gratuitidade foi alargada aos estudantes até aos 23 anos a partir de setembro do mesmo ano.
A medida abrange:
- Residentes em Lisboa com 65 ou mais anos;
- Jovens entre os 13 e os 23 anos;
- Estudantes do ensino superior até aos 23 anos;
- Estudantes do ensino superior inscritos em cursos de Medicina ou Arquitetura, até aos 24 anos (inclusive).
Esta medida do Município de Lisboa insere-se nas metas da Sustentabilidade Ambiental, no combate às Alterações Climáticas e na melhoria da Mobilidade das pessoas, através da promoção de uma mobilidade eficiente, económica e ambientalmente sustentável.
Atualização
Gratuitidade prolongada até 2029
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o prolongamento da gratuitidade do título “Navegante Urbano 3ª Idade”, válido na rede urbana da CARRIS e nas redes urbanas do Metro e da CP, para o período de 2026 a 2029.
A continuidade da medida confirma o seu impacto na inclusão dos residentes com 65 ou mais anos, promovendo uma participação mais ativa na vida económica, cultural e social da cidade e facilitando o acesso a serviços essenciais.
Residentes com 65 anos ou mais
Requisitos:
- Domicílio fiscal no concelho de Lisboa
- Idade igual ou superior a 65 anos
- Cartão navegante (ou Lisboa Viva) com perfil +65
Estudantes entre os 13 e os 23 anos
Requisitos:
- Domicílio fiscal no concelho de Lisboa
- Idade entre 13 e 23 anos
- Cartão navegante (ou Lisboa Viva) com um dos seguintes perfis:
Em qualquer momento.
- Carris - Lojas de Santo Amaro*, Arco do Cego* e Saldanha*
- Agendamentos Carris
- CP - Gabinetes de apoio ao cliente: Rossio e Cais do Sodré
- Metropolitano de Lisboa - Espaços Cliente: Campo Grande e Marquês de Pombal
- Balcão Metropolitano online (para os casos em que não é solicitado cartão navegante, apenas a adesão)
- Fertagus (Jovens estudantes) – Gabinetes de Apoio ao Cliente da Estação do Pragal
* Nos postos assinalados com * é possível fazer a adesão sem certidão de domicílio fiscal, apenas com apresentação de cartão de cidadão e de PIN de morada válido
- Canal payshop
- Rede Multibanco (disponível apenas para recarregamento. O primeiro carregamento desta tipologia de título não se encontra ativo no Multibanco).
- Carris - Lojas de Santo Amaro, Arco do Cego e Saldanha; quiosques do Cais do Sodré, Campo Pequeno, Colégio Militar e Lumiar
- CP - Bilheteiras
- Metropolitano de Lisboa - Máquinas de venda automática em todas as estações; postos de venda das estações Campo Grande, Colégio Militar/Luz, Jardim Zoológico, Marquês de Pombal, Rossio, Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Oriente e Aeroporto
- Fertagus (Jovens estudantes) - Gabinete de Apoio ao Cliente na Estação do Pragal e bilheteiras
- Carris
- Metropolitano de Lisboa
- CP
- Fertagus (apenas para os jovens).
O passe gratuito +65 / -23 pode ser recarregado no Multibanco
Todos os lisboetas elegíveis para a gratuitidade do passe Navegante urbano (maiores de 65 anos) e do navegante municipal Lisboa (jovens estudantes aderentes ao 4_18 ou ao sub23) podem recarregar o título no Multibanco, evitando assim quaisquer deslocações aos espaços de atendimento ao cliente dos operadores.
Apesar de o passe ser gratuito, o carregamento é indispensável, sendo necessário fazê-lo mensalmente, à semelhança dos demais títulos de transporte.
A introdução desta possibilidade na rede SIBS, vem somar aos mais de 300 agentes Payshop cerca de 12.000 caixas Multibanco, o que alarga massivamente a rede de carregamento.