Ambiente

Abertura dos trilhos do Instituto Superior de Agronomia na Tapada da Ajuda 

Os novos caminhos e trilhos do Campus do Instituto Superior de Agronomia (ISA), resultam de um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de Lisboa Capital Verde Europeia 2020. A intervenção criou e renovou percursos pedonais e cicláveis que agora ligam as quatro entradas da Tapada, bem como a Tapada ao Parque Florestal de Monsanto e à cidade


O projeto representa um investimento municipal de 700 mil euros, que, além da recuperação de percursos degradados e sem segurança, contemplou a instalação de nova sinalética e mobiliário.

Os trabalhos de melhoria da mobilidade na Tapada da Ajuda decorreram ao longo de 2020, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa. Durante o próximo ano, com abertura prevista para a primavera, da parceria entre as duas instituições resultará ainda a criação de dois parques hortícolas naquele espaço, e cerca de uma centena de talhões que passarão a estar disponíveis à população.

A cerimónia de abertura teve lugar dia 23 de novembro, com a presença do vereador do Ambiente, Clima e Energia, e Estrutura Verde, José Sá Fernandes, e do presidente do ISA, António Guerreiro de Brito.

Tapada da Ajuda

A Tapada da Ajuda, em Lisboa, é um parque botânico com cerca de 100 hectares, "onde estão representadas as espécies características do clímax da zona, jardins, arboretos diversos, viveiros florestais, terrenos de cultura (pomares, vinhas, prados, culturas arvenses e hortícolas) e diversas espécies domésticas e silvestres características", com um património histórico e arquitetónico que "remonta ao tempo em que foi Tapada Real".