Biblioteca Municipal dos Coruchéus inaugurada
Alvalade é o bairro de Lisboa onde arrancou o Programa Estratégico Biblioteca XXI com a inauguração da Biblioteca dos Coruchéus. Neste Dia Mundial do Livro, dia 23 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, esteve presente na cerimónia de abertura deste equipamento onde os espaços e os serviços foram pensados e desenhados com a comunidade local.
Pensada para ser a “sala de estar” de Alvalade, a Biblioteca Municipal dos Coruchéus, será também o local onde avós, netos e toda a família se podem encontrar para ler um livro, fazer uma pesquisa na internet, um trabalho para a escola ou desfrutar o jardim. Na nova biblioteca, haverá espaço igualmente para a promoção de iniciativas e oferta cultural.
A vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto assinalou o dia de hoje como “um virar de página no funcionamento das Bibliotecas Municipais de Lisboa. Com o programa Biblioteca XXI, elas devem ser, não só espaços onde se leem livros e se estuda mas também espaços de acesso às novas literacias digitais, à internet, um espaço de convívio entre as famílias, entre gerações, um espaço onde os vários grupos da comunidade se podem sentir em casa mas também, e principalmente, um centro de cultura de proximidade”.
António Costa mostrou uma enorme satisfação pela obra feita, principalmente por esta inauguração fazer parte de um estratégia que se ramifica pelo conjunto da rede das 12 bibliotecas da cidade de Lisboa e outras que vão surgir. “Dentro de pouco tempo Lisboa terá uma nova biblioteca em Marvila e outra em Benfica e a nossa estratégia é, em vez fazermos um investimento numa grande biblioteca para a cidade achámos que era importante apostarmos nesta rede para que estes equipamentos possam estar o mais próximo possível junto das pessoas e a infraestruturar os diferentes bairros da cidade de Lisboa”.
A Biblioteca Municipal dos Coruchéus é uma biblioteca inovadora, que privilegia a colaboração com a sociedade civil. Assim, através de parcerias estabelecidas com a Câmara Municipal de Lisboa, a Imaginarium disponibilizará os tablets Paquito e SuperPaquito às crianças, a Innovagency, porá ao dispor uma aplicação para smartphones que permite a emissão de cartões de utilizador das bibliotecas municipais em formato digital e por fim, a PlayStation irá disponibilizar uma PlayStation3 com a aplicação WonderBook, que permite o contacto com livros virtuais em realidade aumentada.