Cultura

Câmara de Lisboa lamenta a morte de António da Cunha Telles

António Cohen da Cunha Telles nasceu no Funchal, a 26 fevereiro de 1935. Faleceu em Lisboa, a 23 de novembro de 2022, aos 87 anos. A Câmara Municipal de Lisboa lamenta profundamente a sua morte e envia à família e amigos sentidas condolências


Conquistou uma enorme importância enquanto produtor e realizador de cinema, também na distribuição e formação, com um longo percurso dedicado a esta arte, iniciado na década de 1960.

É um dos nomes marcantes do designado Cinema Novo Português. Desempenhou funções nas administrações do antigo Instituto Português de Cinema e na Tobis.

Assinou títulos do grande ecrã tais como "O Cerco" (1970),  drama passado na alta burguesia lisboeta,  Vidas" (1984), "Pandora (1996) e "Kiss Me" (2004). Produziu filmes fundadores do Cinema Novo Português como "Os Verdes Anos" (1963), de Paulo Rocha, e "Belarmino" (1964), de Fernando Lopes.

Tinha praticamente concluído, e ainda inédito, o filme “Cherchez la Femme”, inspirado na obra de Mário de Sá-Carneiro, que terá, necessariamente, de estrear a título póstumo.

Em 2018, foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.