Cultura

Câmara Municipal de Lisboa lamenta a morte de Maria de Lourdes Modesto

Maria de Lourdes Modesto nasceu em Beja, a 1 de junho de 1930. Faleceu a 19 de julho de 2022, aos 92 anos. A Câmara Municipal de Lisboa lamenta a sua morte e envia à família e amigos as mais sentidas condolências.


Evidenciou-se enquanto gastrónoma, estudiosa e divulgadora da gastronomia portuguesa enquanto componente da identidade cultural do país. Autora de obras de referência tais como Grande Enciclopédia da Cozinha, Cozinha Tradicional Portuguesa e Receitas Escolhidas, entre outros títulos. Amadrinhou e inspirou várias gerações de chefs de cozinha, bem como um vasto conjunto de amadores na área da culinária.

Ficou conhecida como a "Diva da Gastronomia Portuguesa", sendo considerada uma das mulheres mais influentes na culinária do país, reconhecida nacional e internacionalmente, pioneira em Portugal da “cozinha ao vivo”. Iniciou o seu percurso televisivo em 1958, tendo apresentado, ao longo de doze anos, um programa de televisão de culinária particularmente popular.

Foi-lhe atribuído o grau de Comendadora da Ordem do Mérito, em 2004, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, e a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, em 2015.