Cultura

Câmara Municipal de Lisboa lamenta morte de Maria João Abreu

A Câmara Municipal de Lisboa lamenta profundamente a morte precoce e súbita, aos 57 anos, da atriz Maria João Abreu, e envia a família e amigos as mais sentidas condolências.


Nascida em Lisboa em 1964, e a caminho de cumprir 40 anos de carreira, Maria João Abreu era considerada uma artista completa, quer de teatro, onde trabalhou com Filipe La Féria, João Lourenço e José Fonseca e Costa - e onde se estreara, nos palcos do teatro de revista - quer de televisão, sem esquecer o cinema, onde também deu mostras do seu talento multifacetado.

Mas foi a sua assumida e reconhecida inclinação para a comédia, a fazer dela uma das figuras mais familiares e populares dos ecrãs de TV.

O humor era, de resto, uma das suas mais exímias formas de comunicação e aproximação aos seus públicos, e assim conquistou várias gerações de portugueses, ao longo dos tempos - nomeadamente, desde o aparecimento das televisões privadas em Portugal, que revolucionaram a produção de ficção nacional e o entretenimento em língua portuguesa, relançando talentos, nuns casos, e revelando outros - como o de Maria João Abreu.