Cidadania
Cultura

Câmara Municipal de Lisboa recebe medalha “Amigo da Marinha” brasileira


O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, recebeu, em nome do Município de Lisboa, a condecoração “Amigo da Marinha”, uma distinção atribuída pela Marinha do Brasil à Câmara Municipal de Lisboa. A cerimónia, que decorreu no dia 2 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, consistiu na imposição da insígnia no estandarte municipal pela mão do contra almirante Flávio Rocha, em representação do Comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Eduardo Ferreira.

Na cerimónia, marcaram presença o encarregado de negócios do Brasil em Portugal, ministro conselheiro Matias Serra de Vilhena, o vice chefe do Estado Maior da Armada portuguesa, António Mendes Calado, patentes da Marinha brasileira, membros do corpo diplomático, o vereador Carlos Manuel Castro, responsável pelas relações internacionais da autarquia lisboeta, e membros da associação Amigos da Marinha do Brasil.

A condecoração “Amigo da Marinha" foi criada em agosto de 1966 para agraciar personalidades militares sem vínculo funcional com a Marinha e instituições que se distingam na divulgação da mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos seus interesses e na divulgação da importância do mar. Esta é a segunda distinção outorgada ao estandarte do Município de Lisboa, sendo a outra a mioir distinção portuguesa: o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada.

Na ocasião, o contra almirante Flávio Rocha justificou a atribuição da distinção ao Município de Lisboa pelo "reconhecimento do acolhimento de braços abertos da cidade aos nossos navios e tripulações", ao mesmo tempo que se "materializa a deferência e admiração da Marinha do Brasil para com a cidade que é o único porto onde o seu navio escola sempre aporta em cada uma das suas viagens" (a 30ª visita ocorreu no passado mês de setembro). Por tudo isso, Lisboa "é a sentinela avançada dos nossos navios", concluiu esta alta patente da Marinha do Brasil.

Agradecendo a distinção, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, destacou a "profunda ligação entre os dois países", para quem, apesar das vicissitudes históricas, "sobraram a amizade, a fraternidade e as afinidades culturais". Para o autarca, a imposição desta condecoração tem um valor prático e outro simbólico: "a defesa aqui dos interesses do Brasil" e o fortalecimento da "ligação de Lisboa ao mar, por razões geo-estratégicas, económicas e culturais". Segundo Fernando Medina, esta distinção, que "estimula quem se liga à causa do mar", vem na sequência do processo de valorização de Lisboa como Capital Atlântica da Europa, com diversas iniciativas que vão da investigação marítima ao incremento dos desportos náuticos, passando por atividades turísticas e grandes eventos, como a Volvo Ocean race que decorrerá em Lisboa no próximo ano, com os respetivos barcos de alta performance a serem ultimados nas nossas docas.