Direitos Sociais

Capacidade de vacinação contra Covid-19 em Lisboa duplica com novo centro

O centro de vacinação no Pavilhão 4 da FIL, no Parque das Nações, abre a 1 de dezembro, e vai duplicar a capacidade atual. De três mil utentes por dia, Lisboa vai vacinar seis mil pessoas neste novo centro, e mil na Ajuda.


A solução foi encontrada “a pedido dos serviços de Saúde”, assinalou Carlos Moedas, e permite “duplicar o número de utentes que tínhamos por dia hoje em Lisboa” com “mais conforto”.

Sobre a desativação de anteriores centros de vacinação, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa vincou que “muito antes das eleições, esta situação era uma realidade”. Os locais “que tínhamos, não podiam continuar”, em face da necessidade manifestada pelos proprietários dos espaços.

O novo espaço foi cedido “a custo zero pela Fundação AIP”, e permite a diminuição de custos relativamente ao conjunto de locais até hoje em funcionamento, afirmou Carlos Moedas.

Transporte e estacionamento

O espaço, no Parque das Nações, terá disponíveis 300 lugares de estacionamento gratuitos, afirmou o presidente da autarquia.

A Câmara Municipal de Lisboa vai ainda continuar a assegurar o transporte em táxi para os locais de vacinação aos munícipes que vivem em Lisboa. O apoio é totalmente gratuito, e pode ser pedido pelo  telefone 218 172 021.

O serviço, criado em março deste ano, foi já considerado “uma boa prática” pelo diretor regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde, revelou Luis Pisco, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.