Mobilidade

Carris Metropolitana começa a operar em julho

No dia em que se assinalam três anos do passe Navegante, foi lançada a Carris Metropolitana. A nova marca, “única e integradora” em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), é a 2ª fase de um sistema de transporte mais acessível a todos e representa um investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros.


As melhorias a implementar, informa a AML, passam pela renovação da frota, “com uma diminuição da idade média dos autocarros de 15 anos para menos de um ano” e a “inclusão de uma cota de veículos não poluentes e energeticamente eficientes”.

A oferta de transporte aumenta em 35%, com 1 500 viaturas e 820 novas linhas, dentro dos municípios, e entre os 18 municípios da AML.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, reforçou a importância de “uma mobilidade conectada e acessível que sirva os cidadãos” e o caminho “do transporte público gratuito”. Estamos, afirmou, “em condições de apresentar uma proposta que garanta esta gratuitidade na cidade de Lisboa” para jovens e maiores de 65 anos.

A cerimónia, dia 1 de abril, no Pátio da Galé, em Lisboa, contou com a presença da presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, e do ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, que destacou a “importância transformadora desta medida”.