Cultura

Centro de Arquelogia de Lisboa celebra uma década de existência

O Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL) comemorou o seu 10º aniversário, com um dia aberto, a 3 de junho, para apresentar as suas instalações e equipa à comunidade. Localizado na Av. da Índia, o CAL é um centro de recursos arqueológicos dedicado à cidade de Lisboa.


O Dia Aberto foi uma oportunidade para os interessados ​​em arqueologia conhecerem melhor o trabalho realizado pelo CAL ao longo dos anos. O programa do evento contou com uma série de atividades, oficinas e visitas orientadas, que proporcionaram uma experiência enriquecedora a todos os participantes. 

As oficinas oferecidas incluíram atividades como: Mosaicos Romanos, Vestígios com História, Pequenos Arqueólogos | Grandes Descobertas, Tabuinhas de Cera e Tratamento de Materiais Arqueológicos. 

Foram, também, efetuadas visitas orientadas ao Laboratório de Conservação e Restauro e ao próprio Centro de Arqueologia de Lisboa, permitindo que os visitantes conhecessem as instalações e os processos envolvidos na preservação e estudo dos artefactos arqueológicos. 

Com as Maletas Pedagógicas, os mais novos puderam descobrir a Pré-História e explorar "As pedras que pisamos”, uma atividade educativa, interativa e lúdica para despertar o interesse e o conhecimento sobre o passado arqueológico. 

O CAL é reconhecido como o ponto de encontro para estudiosos, pesquisadores e entusiastas interessados ​​em explorar as diferentes dimensões da arqueologia de Lisboa. Para além das suas atividades e eventos, o centro desempenha um papel fundamental na preservação, estudo e divulgação do património arqueológico da cidade. 

Ao longo dos últimos 10 anos, este centro tem desempenhado um papel importante no avanço da pesquisa arqueológica em Lisboa, fornecendo recursos, suporte técnico e colaboração para diversos projetos e estudos. Para além disso, o centro tem trabalhado na promoção da consciência e valorização do património arqueológico entre os habitantes de Lisboa e visitantes.