Cultura

Centro Interpretativo de Marvila e Beato preserva a memória e história locais

Preservar as memórias e as histórias dos moradores das freguesias de Marvila e do Beato, é o objetivo do Centro Interpretativo Marvila e Beato Rock Lisboa que foi hoje, 24 de maio, inaugurado.


Aqui poderá saber mais sobre o património local, ver fotografias antigas e atuais e assistir aos vídeos-testemunho em que os residentes contam as suas memórias destes territórios.

É constituído por dois equipamentos: uma linha do tempo e uma mesa interativa que pode ser descoberta na Biblioteca de Marvila e, brevemente, online.

O Centro enquadra-se no Projeto Rock (2017-2020), financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, e tem como objetivos incentivar a salvaguarda e valorização do património cultural, material e imaterial.

“Um projeto de grande importância, e revelador desta extraordinária zona da cidade”, ainda pouco conhecida, salientou Fernando Medina, na apresentação do espaço, que teve lugar na Biblioteca de Marvila.

Aos moradores presentes, o presidente da Câmara de Lisboa, lembrou os projetos previstos como a requalificação da Vila Dias, em curso, a intenção da autarquia em adquirir a ala norte do edifício da Manutenção Militar para voltar a abri-lo à população, ou o projeto de transferência das instalações do Arquivo Municipal de Lisboa previsto também para esta zona da cidade.