Mobilidade

Comunicado do presidente da Câmara Municipal de Lisboa sobre a suspensão do projeto da linha circular do Metropolitano

A proposta do PAN e PCP, com voto do PSD, de suspensão do projeto de expansão do metro de Lisboa é um atentado gravíssimo aos interesses de todos os que vivem, trabalham e visitam Lisboa.


A suspensão do projeto adiará por anos a expansão do metro e retirará mais de 80 milhões de euros do investimento de fundos comunitários ao transporte público na Área Metropolitana de Lisboa, precisamente no momento que cada vez mais esta prioridade é reconhecida como essencial.

Ao contrário do que os promotores e apoiantes da proposta dizem, não haverá transferência de verbas do projeto atual para outro, pela simples razão que o quadro comunitário encerrará antes da nova obra sequer aparecer. Ficaríamos sem os recursos comunitários e, além disso, o Estado pagaria multas a indemnizar os concorrentes ao concurso!

Por outro lado, suspender a linha circular para alegadamente dar prioridade à expansão da linha vermelha não faz qualquer sentido, pois este projeto já vem sendo trabalhado com o Estado e será incluído no acordo de investimentos para o próximo quadro comunitário.

Ao contrário do que dizem PSD, Bloco e PCP a alternativa à linha que estava definida não é outro estudo e outra linha, que não tem financiamento neste quadro comunitário, mas o risco de Lisboa ficar sem nada.

Apelo aos proponentes e ao PSD que retirem a proposta e evitem um prejuízo incalculável numa matéria tão central para a mobilidade de milhões de cidadãos.