Energy Observer chega a Lisboa
Chegou a Lisboa o Energy Observer, o primeiro barco movido a hidrogénio, autónomo em energia sem emissão de gases com efeito de estufa, nem partículas finas. Este barco do futuro com propulsão elétrica, opera através de uma combinação de energias renováveis e um sistema de produção de hidrogénio descarbonizado a partir da água do mar. Este desafio tecnológico e científico, visa testar em condições extremas tecnologias de ponta que passam pelas soluções energéticas de amanhã, aplicáveis em ambientes quotidianos.
"Este é mais um passo da caminhada que a cidade tem vindo a fazer e que culminará na Lisboa Capital Verde em 2020, são ações de sensibilização para a escolha de energias alternativas que aos poucos temos vindo a conseguir. Lisboa já tem hoje cerca de 2500 veículos elétricos e a tendência é para vir a aumentar. A visita desta embarcação que é já um ícone da tecnologia sustentável, vem mostrar mais um caminho de soluções possíveis em detrimento das energias fósseis", disse o vereador dos espaços verdes, José Sá Fernandes que veio dar as boas vindas à tripulação do Energy Observer, no dia 18 de setembro, ao acompanhado do vereador da mobilidade, Miguel Gaspar, e do secretário de estado das pescas, José Apolinário, em representação da ministra do mar.
Para conhecer o barco e tecnologia envolvida, bem como falar com os cientistas e visionários que a tornaram realidade, estará aberta ao público uma exposição na Doca da Marinha, frente ao Campo das Cebolas, entre os dias 21 e 30 de setembro, todos os dias entre as 10h e as 20h. A exposição conta com uma experiência de realidade virtual que permitirá a todos estar “a bordo” da Odisseia para o Futuro.
O Energy Observer começou uma viagem à volta do mundo de seis anos (2017-2022), a Odisseia para o Futuro, passando por 50 países, com 101 escalas, para sensibilizar a opinião pública acerca dos principais temas da transição ecológica, incluindo as energias renováveis, a biodiversidade, a mobilidade e a economia circular, durante as suas escalas com a sua exposição itinerante, nas redes sociais e através de um conjunto de conteúdos. Esta volta ao mundo é liderada por Victorien Erussard, fundador e skipper, e Jerôme Delafosse, líder da expedição e realizador de documentários.
A expedição do Energy Observer, é apoiada pelo Presidente da República francês Emmanuel Macron, que saúda a iniciativa do projeto, recordando o esforço necessário de todos na luta contra as alterações climáticas.
A Câmara de Lisboa é o parceiro local da iniciativa, co-organizando a exposição Energy Observer Village, inserida na Semana Europeia da Mobilidade e enquadrada no programa de sensibilização ambiental da cidade.