Cultura

Homenagem a Maria José Nogueira Pinto


A Câmara Municipal de Lisboa homenageou, no dia 27 de maio, Maria José Nogueira Pinto, com a inauguração de um monumento, na Ribeira das Naus, da autoria do escultor Rui Sanches. O monumento perpetuará o agradecimento da cidade ao importante trabalho desenvolvido por Maria José Nogueira Pinto. 

Presentes na cerimónia estiveram várias individualidades como o vice-primeiro-ministro Paulo Portas, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Economia, Pires de Lima, a primeira-dama Maria Cavaco Silva, o marido e as filhas de Maria José Nogueira Pinto, o presidente da Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins, o vice-presidente do PSD, Marco António Costa, Manuela Ferreira Leite, vereadores da autarquia de Lisboa, entre outros.

António Costa lembrou o trabalho de Maria Nogueira Pinto na autarquia de Lisboa, destacando a sua importância na revitalização da Baixa-Chiado. “Os resultados são bem visíveis. Hoje começamos a ter na Baixa, mais famílias, mais pessoas, mais comércio e mais vida. Desde que se tornou eficaz o plano pormenor e de salvaguarda da Baixa Pombalina tem havido uma dinâmica privada de recuperação deste território sem paralelo nos últimos 30 anos” salientou o autarca. “Tenho particular gosto em entregar à cidade este monumento que perpetuará o agradecimento da cidade de Lisboa a Maria José Nogueira Pinto. Uma obra inacabada com vista aberta sobre o Tejo sublinhando o sentido de projeto e obra a continuar”, explicou.

Jaime Nogueira Pinto agradeceu a homenagem destacando a “mulher de excecional coragem e força de trabalho, de fortes convicções e profissional dedicada, nunca deixando de defender as causas em que acreditava, fossem elas políticas ou sociais”

A localização da obra é num dos locais mais emblemáticos da cidade, entre o Cais do Sodré e a Praça do Comércio, junto ao Tejo, por estar integrada num grande plano de reabilitação da zona ribeirinha que se pretende requalificar e devolver aos cidadãos.

Na sua atividade profissional e serviço público de Maria José Nogueira Pinto, destacam-se as funções de subsecretária de Estado da Cultura, vereadora da Habitação da Câmara de Lisboa, provedora da Santa Casa da Misericórdia, diretora da Maternidade Alfredo da Costa, consultora da Fundação Calouste Gulbenkian e administradora da Fundação para a Saúde.

<media 27115 - - "UNDEFINED, Intervenção PCML inaug monumento homen Maria José Nogueira Pinto 27 maio 2014, Intervenção_PCML_inaug__monumento_homen__Maria_José_Nogueira_Pinto_27__maio__2014.docx, 26 KB">Discurso do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa</media>