Inauguração da Casa-Atelier Vieira da Silva


Dia 13 de junho, dia de Santo António, foi também o dia em que se assinalou o 105º aniversário do nascimento de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), uma das mais notáveis pintoras portuguesas do século XX. Por essa mesma razão a fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva inaugurou, neste dia, a casa-atelier, na Rua João Penha com o Alto de São Francisco, onde a pintora trabalhou nos períodos que esteve em Portugal. A recuperação da casa, que acolherá uma zona de exposições e ateliês para artistas em residência, contou com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa. 

Na abertura deste novo espaço acorreram muitos amigos e admiradores da obra de Vieira da Silva, aos quais se juntaram o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a presidente da Assembleia Municipal, Simonetta Luz Afonso, vereadores e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. 

António Gomes Pinho, presidente da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, referiu a importância da abertura do ateliê ao público e enquanto casa de artistas, sonho acalentado pela pintora ainda em vida. Gomes Pinho reforçou ainda o desejo de enquadrar este equipamento num polo dedicado às artes abarcando a zona envolvente do jardim das Amoreiras.

António Costa salientou o dinamismo da fundação na ativação de atividades culturais na zona, lembrando também a importância de Vieira da Silva enquanto artista que projetou Lisboa e Portugal além fronteiras e de que faz prova a atribuição para breve do seu nome a uma rua de Paris. O edil terminou felicitando os intervenientes que levaram a cabo esta realização desejando felicidades para as futuras atividades.