Cidadania
Cultura

José Manuel Tengarrinha distinguido com Medalha de Mérito Municipal

A Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, foi entregue a José Manuel Tengarrinha pelo presidente da Câmara, António Costa, durante uma homenagem que teve lugar no dia 14 de Abril, por ocasião do seu 80º aniversário, assim se concretizando uma decisão unânime tomada em sessão de Câmara.


José Tengarrinha distinguiu-se como opositor à ditadura, enquanto dirigente da Comissão Democrática Eleitoral, movimento unitário que mobilizou grande parte das forças anti-fascistas ao aproveitar os momentos de campanha eleitoral temporariamente permitidos pelo regime ditatorial em 1969 e 1973. Depois do 25 de Abril de 1974, viria a destacar-se à frente do MDP/CDE, partido pelo qual foi eleito deputado, primeiro para a Assembleia Constituinte, depois para a Assembleia da República.

A par da intensa actividade cívica e política, Tengarrinha foi durante décadas professor universitário, tendo conquistado o respeito e a estima de sucessivas gerações de estudantes que passaram pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre os vários livros que publicou, destaca-se a incontornável História da Imprensa em Portugal.

Na cerimónia de entrega da Medalha de Mérito, que teve lugar num restaurante no Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira), onde um grupo de amigos, liderado por Helena Pato, lhe organizou um almoço de homenagem por ocasião do seu 80º aniversário, José Manuel Tengarrinha agradeceu à Câmara, através do seu presidente, António Costa, seu "amigo de longos anos".

O almoço reuniu cerca uma centena de amigos e admiradores, desde políticos de diversos partidos (como António Capucho e Rui Carp, do PSD, Carlos Carvalhas, Margarida Tengarrinha, Helena Pato, António Abreu, Carvalho da Silva e António Filipe, do PCP, e Manuel Alegre, Raimundo Narciso e Mário Lino, do PS), a militares de Abril (como Carlos Fabião, Vasco Lourenço e Martins Guerreiro), passando por intelectuais, jornalistas e académicos (como António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, António Borges Coelho, Guilherme de Oliveira Martins, Rui Vieira Néry, Adelino Gomes, Manuel Freire, Viriato Soromenho Marques e Luís Filipe Rocha).