Lançamento de livro de Leonor Xavier
"Passageiro Clandestino" é o novo livro de Leonor Xavier, que teve o seu lançamento no Jardim de Inverno do Teatro Municipal de São Luiz, no dia 24 de novembro. O livro, escrito em género de diário, relata a vivência pessoal com a doença, no caso o cancro.
Perante uma sala completamente cheia - onde se destacavam a primeira dama, Maria Cavaco Silva, Maria de Jesus Barroso, a vereadora da Cultura da CML, Catarina Vaz Pinto, frei Bento Domingues e muita gente da Cultura, nomeadamente, da Literatura e do Teatro - a editora Guilhermina Gomes abriu a sessão, cabendo ao teólogo, poeta e colunista José Tolentino de Mendonça fazer a apresentação da obra.
O apresentador caracterizou a obra como "um livro que fala impudicamente sobre a vida, a doença e a morte" e que "vale a pena salvar da avalancha editorial desta época". Falando do carácter meta-intimista da escrita do livro, Tolentino de Mendonça percebe-o "não como o diário de uma retirada, mas como um retiro espiritual", onde "o cancro foi transformado numa inapagável peregrinação interior".
Depois de agradecer a uma dezena de personalidades pelo apoio e pela presença, Leonor Xavier surpreendeu ao confessar que disse aos médicos que a tratavam que "adorou estar no hospital". A propósito, deixou particular reconhecimento a estes profissionais, "esperando que o Sistema Nacional de Saúde continue apesar das atuais dificuldades, pois ele faz-nos ver a sorte que ainda temos por estar em Portugal" - arrancando a ovação da noite.