Largo para homenagear Fundação Champalimaud
“Um topónimo que expressa o sentido de futuro da obra de António Champalimaud e ao mesmo tempo um motivo de alegria para Lisboa, pois expressa o poder marcante do papel da Fundação Champalimaud na cidade e no país" disse o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, após o descerramento da placa de inauguração do novo Largo.
Leonor Beleza, presidente da Fundação, classificou como " especial e honroso" a atribuição do topónimo agradecendo à CML pela iniciativa.
Uma homenagem que acontece no ano em que se assinala o centenário do nascimento de António de Sommer Champalimaud e no dia da atribuição do Prémio António Champalimaud de Visão, no valor de um milhão de euros, por um trabalho desenvolvido no terreno para prevenção e combate à cegueira e doenças da visão.
A Fundação
Criada em 2005 por testamento do seu fundador, a Fundação Champalimaud assume uma especial relevância na cidade de Lisboa enquanto lugar de investigação e de inovação em áreas de ponta e de prática clínica de excelência na biomedicina, como a oncologia, as neurociências e a visão.
Hoje mesmo foi anunciada a construção de um centro de investigação e tratamento do cancro do pâncreas, cuja abertura está prevista para 2020.