Lisboa afirma-se como "Cidade da Aprendizagem”
Transformar uma cidade de aprendizagem numa cidade de oportunidades é o grande desafio da plataforma. Foi constituída formalmente em abril de 2023, e conta já com 55 parceiros, que representam 82 “fornecedores de oportunidades de aprendizagem”, incluindo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a DECO, o Pavilhão do Conhecimento, o El Corte Inglês, entre outros.
Estes parceiros promovem oportunidades de aprendizagem dentro e fora da escola, de forma a capacitar e incentivar jovens e adultos, de qualquer condição social para o mercado de trabalho e para uma cidade ativa.
Este é “mais um passo importante que estamos a dar nesta Lisboa Cidade da Aprendizagem”, afirmou Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na sessão de lançamento. O objetivo, explicou, é “colocar a educação e a formação no centro da vida da cidade, com uma oferta ampla, destinada a um público também diverso nas suas necessidades, nos seus interesses e objetivos de aprendizagem”.
A plataforma Lisboa Cidade da Aprendizagem, foi criada pela organização internacional Badgecraft e desenvolvida para Lisboa pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto internacional cofinanciado pela Comissão Europeia.