Lisboa escolhida para o projeto "100 Resilient Cities - pioneered by the Rockefeller Foundation"
A organização “100 Resilient Cities”, promovida pela Fundação Rockefeller, apresentou na madrugada de hoje, em Singapura, as cidades que passam a integrar este projeto de dimensão mundial. Lisboa foi uma das cidades escolhidas para participar nesta iniciativa que se dedica a apoiar cidades de todos o s continentes a tornarem-se mais resilientes perante os riscos e os desafios físicos, sociais e económicos do contexto urbano.
Lisboa passa, assim, a fazer parte de um núcleo restrito de cidades mundiais que contam com o apoio desta fundação norte-americana e dos seus parceiros, e que visa um espaço urbano mais resiliente, capaz de responder de forma célere e eficaz aos riscos e aos impactos presentes e futuros causados por catástrofes naturais, alterações climáticas e pela complexidade própria do espaço urbano.
Esta iniciativa, com um orçamento global de 100 milhões de dólares, prevê a prestação de apoio logístico, financeiro e técnico, para fortalecer a capacidade de resposta das cidades e dos cidadãos, com a criação de novas e mais avançadas estratégias de resiliência.
Lisboa junta-se nesta rede de cidades a grande metrópoles como Los Angeles, Nova Iorque, Roma, Cidade do México, Bangkok, São Francisco, Melbourne e Rio de Janeiro, e que conta desde hoje também com Londres, Paris, Barcelona, Boston, Milão, Sydney, Santiago entre outras.
links úteis: www.100resilientcities.org