Desporto

Lisboa inaugura Museu da Champions League


Lisboa, palco das finais feminina e masculina da Liga dos Campeões 2014, inaugurou dia 6 de maio, a Galeria e o Museu UEFA Champions, patentes ao público até ao próximo dia 25 de maio, na Galeria dos Paços do Concelho e na Sala do Risco do Pátio da Galé - Rua do Arsenal, com entrada gratuita.

Na inauguração, que contou com a presença de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Jorge Máximo, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, manifestou a “honra da cidade de Lisboa em acolher a grande festa do futebol europeu”. Para o vereador, a “grande qualidade da exposição”, que retrata os principais momentos da competição desde o ano da sua criação, em 1956, irá com certeza atrair antecipadamente a Lisboa a visita de muitos espanhóis.

Para Jorge Máximo, que lançou desde já o convite a todos os lisboetas para visitarem esta exposição gratuita, como sublinhou, nas próximas semanas está será uma oportunidade de todos - seguramente também muitos espanhóis, ficarem a conhecer por dentro alguns dos factos que têm marcado a história da prova. 

A equipa do Sport Lisboa e Benfica, que vai disputar a final da Liga Europa no próximo dia 14 de maio - também contra uma equipa espanhola, mereceu uma referência especial por parte do vereador do Desporto da capital.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e em representação de Michel Platini, presidente da UEFA, manifestou o “orgulho de ter as finais da Liga dos Campeões em Lisboa”, no ano em que a FPF comemora o seu centenário. Nas próximas três semanas a festa do futebol estará em Lisboa, disse Fernando Gomes, considerando esta competição de clubes como a mais prestigiada a nível mundial.

Pela primeira vez, realçou, Lisboa recebe a final feminina da competição, a disputar entre Tyresso FF e VFL Wolfsburg, trazendo até nós as suas melhores praticantes, fruto de uma aposta da Federação no setor feminino, considerou.

Na exposição, poderá observar de perto fotos e imagens dos momentos e figuras que marcam a história da competição, nascida da vontade do francês Gabriel Hannot, que aos 65 anos lançou o projeto para uma Taça Europeia.

Os finalistas Real, e Atlético de Madrid, ocupam uma das áreas principais da exposição, que lembra ainda o Sporting Clube de Portugal, equipa que disputou o 1º jogo desta competição, em Lisboa, dia 4 de setembro de 1955.

Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto, cada um com duas vitórias na competição, são destaques naturais num museu que presta uma merecida homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, com a exposição da camisola usada na final de 1963.

As exposições estão a partir de agora abertas ao público, diariamente, entre as 10h00 e as 20h30, até 25 de maio