Lisboa recebe prémio de acessibilidade
No dia 30 de julho, a Svayam – Accessibility Awards 2015, distinguiu a Câmara de Lisboa pela implementação do Plano de Acessibilidade Pedonal, numa cerimónia realizada na Estufa Fria, no âmbito da 14ª conferência, “Transed 2015”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian entre 28 e 31 de julho.
Nesta edição foram premiadas três instituições portuguesas que se distinguiram pelo seu trabalho na área das boas práticas em acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. A Câmara do Porto recebeu o primeiro prémio, pelo desenvolvimento de uma aplicação que permite verificar os transportes, espaços públicos e equipamentos mais acessíveis a todos.
O segundo prémio coube à Câmara Municipal de Lisboa, pelo Plano de Acessibilidade Pedonal. O galardão foi recebido pelo vereador João Afonso, responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais, que esclareceu que o plano está a ser implementado pela autarquia com o apoio de várias entidades e instituições quer públicas quer privadas. “As cidades não foram feitas para os carros, estradas ou edifícios, mas sim para as pessoas”, acrescentou agradecendo a distinção.
A Associação Salvador recebeu o terceiro prémio, pelo seu trabalho no auxílio e apoio a pessoas com mobilidade reduzida e na implementação da aplicação Portugal Acessível.
TRANSED
A TRANSED é uma conferência internacional sobre Mobilidade e Transportes para Idosos e Pessoas com Deficiência, que se tem vindo a realizar de dois em dois anos, em diferentes países, tendo-se tornado no evento internacional de maior destaque na área dos transportes acessíveis.
Estas conferências têm vindo a atrair cada vez mais investigadores, decisores políticos, operadores de transportes, consumidores e outros especialistas de todo o mundo, que se reúnem para partilhar novas ideias em inovação e melhores práticas, a fim de tornar o transporte e a mobilidade acessível a todos.