Cultura

Madre Purificação dos Anjos Silva homenageada com nome de rua

Madre Purificação dos Anjos Silva foi homenageada, a 22 de janeiro, com a atribuição do seu nome a uma rua, em Alvalade, junto à sede da Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família. Falecida em 1988, foi uma mulher de fé que escolheu Lisboa para fundar sua congregação.


Reconhecida pela dedicação aos mais desfavorecidos, Purificação dos Anjos Silva, nasceu a 1904, em Miuzela do Côa, Guarda. Com 18 anos entrou para a Congregação das Irmãs Teresianas, em Elvas, e em 1924 iniciou a preparação a noviça em Tortosa, Espanha.

Mas foi na Paróquia de Arroios, em Lisboa, que iniciou a sua obra, designada por Casa da Caridade das Servas da Sagrada Família, onde recolhia, alimentava e promovia a educação a crianças carenciadas.

Em 12 de novembro de 1942, funda a Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família, dedicada ao serviço dos mais pobres em ambiente familiar, inspirando-se na Sagrada Família. A obra expandiu-se a outras cidades: Aveiro, Évora, Açores, Fátima e, desde 1967, a outros continentes, instalando-se em Timor, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.

Atualmente, a obra religiosa de Madre Purificação dos Anjos Silva tem quatro estabelecimentos de ensino, um lar de terceira idade e uma casa de missão na Ilha do Príncipe.