Medalha de Mérito Desportivo entregue ao "Senhor Andebol", Luís Santos
Depois de a Câmara Municipal de Lisboa o haver deliberado, por unanimidade, a Medalha de Mérito Desportivo foi entregue a Luís Fernando de Almeida Santos numa cerimónia que decorreu no dia 3 de fevereiro, nos Paços do Concelho.
Luís Santos é uma figura cimeira do Desporto nacional, cujo nome fica ligado ao desenvolvimento da prática do Andebol em Portugal. Este casapiano, nascido em 1935, iniciou a sua atividade de dirigente desportivo em Alfama, na Sociedade Boa União, chegando depois a presidente do Conselho Fiscal de Os Belenenses. Mas, mais do que a atividade nos clubes, a sua figura ficará para sempre ligada à afirmação do Andebol enquanto modalidade que arrebatou milhares de adeptos, levando a seleção nacional a lugares cimeiros a nível europeu e mundial. Começou na Associação de Andebol de Lisboa e chegou a presidente da Federação de Andebol de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal.
Na cerimónia de outorga da distinção, o percurso desta singular personagem foi apresentado por José António Fonseca, seu companheiro na vida associativa do Desporto. Na ocasião, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, fez chegar a sua voz através de um vídeo, já que, tendo acabado de ser pai, não pode estar presente. Coube ao vice presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, a função de entrega da medalha.
Para Duarte Cordeiro, esta homenagem "é pequena quando comparada com o contributo que o homenageado deu ao Desporto português", sendo "responsável pelo grande crescimento da modalidade" e pela organização de um dos maiores eventos desportivos no nosso país: o Campeonato do Mundo de Séniores masculinos, em 2003.
Visivelmente emocionado, perante um Salão Nobre cheio de amigos, admiradores, dirigentes desportivos e gente ligada à prática do Andebol, Luís Santos agradeceu à Câmara a distinção, fazendo questão de agradecer também o quanto "Lisboa vem ficando bonita e arranjada", motivo que o faz ter "grande orgulho em ser lisboeta".