Medicina no Trabalho dignifica função do Município
Foi hoje inaugurado o terceiro polo de Medicina no Trabalho na Câmara Municipal de Lisboa. A abertura do Posto Médico do Complexo Municipal de Olivais II concretiza uma "reivindicação antiga" dos trabalhadores e estruturas sindicais, que "dignifica o trabalho da Câmara".
Para Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia, presente na inauguração do novo posto médico, o envolvimento dos sindicatos neste processo ajudou a "perceber as necessidades" dos trabalhadores.
De acordo com os responsáveis clínicos do novo posto, a autarquia cumpre as exigências legais nesta matéria, que determinam, em locais de trabalho com funções de risco, a existência de um médico por hora por cada dez trabalhadores.
As instalações, considerou o representante do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, vão "para além das nossas reivindicações de há cerca de 20 anos". Num local onde o trabalho "é de risco iminente", como sublinhou, "os trabalhadores recebem este equipamento com muito agrado".
A abertura do terceiro posto médico "acompanha a concentração" da atividade municipal, disse João Paulo Saraiva, vereador dos Recursos Humanos. A autarquia passa a contar com três importantes polos: o da Praça do Município, o do Campo Grande, e o dos Olivais, onde se concentra sobretudo a área operacional e que terá até ao próximo ano cerca de 2 500 trabalhadores.
Dando nota do empenho crescente da Câmara na "dignificação do trabalho em funções públicas", o vereador considerou que "uma parte importante do mérito das atuais condições de Lisboa tem a ver com o desempenho do universo dos trabalhadores da Câmara".
O novo posto médico, terá valências na área médica e enfermagem, tal como já acontece nos postos existentes, mantendo-se igualmente a articulação com as restantes áreas de intervenção, designadamente Segurança e Higiene do Trabalho e Psicologia. Além de primeiros socorros, será ainda assegurada a realização de consultas médicas, e exames - para os quais foi adquirido equipamento médico específico - como audiogramas e rastreios da visão.
Ao longo de dois dias (2 e 3 de junho) serão feitos Rastreios de Saúde (avaliação da hipertensão arterial, glicémia, colesterol…) e Rastreio de IMC (Índice de Massa Corporal), assim como um aconselhamento nutricional personalizado, com sugestões para melhorar a alimentação e a saúde dos trabalhadores.
O atendimento do posto de Olivais II - das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 - irá abranger, numa fase inicial, cerca de 500 trabalhadores.
No decorrer da cerimónia de apresentação das novas instalações, foram entregues novos fardamentos aos funcionários dos serviços de Reparação Mecânica.