Economia
Inovação

Município aprova celebração de contrato para instalação do Hub do Mar

A proposta 294/CM/2023 foi aprovada hoje na reunião da assembleia municipal, e segue-se à aprovação prévia na reunião de câmara de 14 de junho. Hub do Mar de Lisboa ficará instalado em Pedrouços, pelo prazo de 75 anos.


A celebração do contrato de concessão, para o uso privativo de uma parcela de domínio público, em Pedrouços, destinada à instalação do Hub do Mar de Lisboa - Polo de Empresas e Shared Ocean Lab – entre a Administração do Porto de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), foi aprovada pela assembleia municipal a 27 de junho.

A construção do Hub, pode ler-se na proposta subscrita pelo presidente da CML, Carlos Moedas, e pelo vereador Diogo Moura, irá pautar-se "pela sustentabilidade e a proteção do ambiente", privilegiando "soluções baseadas na utilização eficaz dos recursos, na eficiência e autonomia energéticas e na utilização de fontes de energia renovável”.

O polo, pretende “cimentar e potenciar uma economia azul sustentável e circular”, que contribua para “robustecer um ecossistema altamente inovador e empreendedor, capaz de fazer coexistir e concentrar diversos atores, associados a tendências emergentes empresariais, empreendedoras", bem como a "atividades de investigação e inovação, prototipagem e testagem.”

Economia azul na Área Metropolitana de Lisboa representa mais de 70 mil postos de trabalho

O novo Hub Azul "é um espaço que permite à cidade posicionar-se como líder europeu na economia azul", afirmou Carlos Moedas, durante a assinatura do contrato de concessão, a 30 de junho.

A coabitação de cientistas e empresários permitirá, explicou o autarca, "desvendar o enorme potencial que o mar representa" e "converter esse conhecimento em produtos e serviços viáveis".

Universidade de Lisboa, Docapesca, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Fórum Oceano, integram o consórcio liderado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Notícia atualizada em 30/06/2023, às 15h20, com informação sobre a assinatura do contrato