Nova creche B.a.Bá no Lumiar
Foi formalmente inaugurada dia 2 de junho pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, a Creche do Tomás, na Alta de Lisboa. Uma cerimónia em que participaram ainda o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Alves, a diretora da CREVIDE, Margarida César, e os vereadores João Afonso, Paula Marques e Jorge Máximo, entre outros representantes institucionais.
O Programa B.a.Bá envolve a construção de 11 novas creches em Lisboa, com capacidade para acolher 840 crianças até aos três anos. Este projeto resulta da parceria entre a autarquia, que cede o terreno e garante a construção dos equipamentos, e as uniões das misericórdias, das mutualidades e das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), que se responsabilizam pela gestão.
Um programa exemplar
Não sendo vocação da Câmara gerir creches, o programa é deste ponto de vista “exemplar”, frisou António Costa na sua intervenção. O autarca lembrou que esta iniciativa se enquadra na vontade da CML tornar Lisboa mais atrativa para as famílias e trazer mais pessoas para a cidade, invertendo a tendência de desertificação que se verificou nas últimas quatro décadas.
Embora nesse período a capital tenha perdido 40 mil habitantes, o presidente da Câmara defende que é necessário “estar à frente do movimento demográfico” antecipando as suas tendências e trabalhando desde já para o rejuvenescimento da cidade, para o que pode contribuir a crescente mudança no paradigma da habitação, com o arrendamento e a reabilitação a substituir a compra de habitação.
Por seu lado, o vereador João Afonso, responsável pela intervenção social, lembrou que esta inauguração se enquadra nas celebrações do Dia da Criança e destacou a importância do investimento na educação, para o que em muito contribui a criação destas novas unidades de creche.