Presidente da Bulgária recebido nos Paços do Concelho
“Lisboa, tal como Sófia, é uma cidade milenar feita de um cruzamento de culturas e civilizações”, afirmou Fernando Medina na receção ao Presidente da República da Bulgária, Rumen Radev, que hoje decorreu nos Paços do Concelho. O estadista búlgaro, que recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Lisboa a Chave da Cidade, assinou o livro de honra e teve ainda oportunidade para ouvir na escadaria do edifício dois fados interpretados por Joana Almeida.
O “passado histórico” dos dois países foi lembrado por Medina, salientando que Portugal tem contribuído para difundir a sua língua e cultura por várias regiões do globo e a Bulgária na transmissão dos valores europeus na zona leste do continente.
Medina, que lembrou a cooperação entre os dois países, sublinhou “o interesse que existe na Bulgária pela nossa língua”, realçando ainda que muitos jovens escolhem Portugal no âmbito do programa Erasmus, bem como a língua lusa, ensinada em seis universidades daquele país.
“Lisboa e Sófia estão ligadas por um acordo de amizade e cooperação” e em 2004 foi inaugurada na capital portuguesa a Avenida da Bulgária, que corresponde à abertura da Praça de Portugal em Sófia, sublinha ainda o autarca, para vincar o desejo de estreitar laços na troca de experiências domínio das tecnologias de informação e comunicação.
Lisboa recebe a Web Summit, e Sófia tem organizado a Webit.Festival Europe, lembra.
"Esta é a cidade onde começaram os Descobrimentos", afirmou por seu turno Rumen Radev, que se manifestou honrado pela receção e pelas palavras de Fernando Medina. "Quando partilhamos uma visão comum para o futuro e quando duas nações têm objetivos comuns, não há limite para o sucesso", remata.