Presidente da República Helénica recebida em Lisboa
O autarca começou por saudar Katerina Sakellaropoulou – a primeira mulher a ser eleita Presidente da República Helénica – relembrando o “percurso notável no direito e na justiça do seu país, particularmente no topo das instituições judiciais gregas”.
Portugal e Grécia, salientou Carlos Moedas, “partilham uma história milenar em que o mar é um elemento central e definidor”. Uma ligação que acontece também entre as cidades capitais de Lisboa e Atenas, “com relações bilaterais e multilaterais especiais, que queremos aprofundar no futuro”, afirmou.
Durante a cerimónia, Carlos Moedas entregou a Chave de Honra da Cidade de Lisboa a Katerina Sakellaropoulou, de acordo com uma deliberação tomada por unanimidade na reunião da Câmara Municipal de 16 de março.
A Chave de Honra da Cidade de Lisboa é um galardão municipal destinado a distinguir personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que, pelo seu prestígio, cargo, ação ou relacionamento com Lisboa, sejam considerados dignos dessa distinção.