Mobilidade

Repavimentação da Segunda Circular está concluída

Os trabalhos de repavimentação integral, e melhoria da sinalização rodoviária, decorreram ao longo de sete meses.


A obra representa um investimento municipal de 4 milhões e 592.816 mil euros, e visa melhorar a segurança, e as condições de circulação, de uma das vias estruturantes mais importantes da cidade.

Com um tráfego total diário de 110 mil carros, a 2ª Circular estende-se ao longo de 10 km, com 31 acessos em cada sentido.

Atravessa as freguesias de Benfica, São Domingos de Benfica, Carnide, Lumiar, Olivais e Alvalade, e integra as avenidas:

  • Eusébio de Silva Ferreira (entre o IC19 e a Estrada da Luz)
  • General Norton de Matos (entre a Estrada da Luz e o Viaduto do Campo Grande)
  • Marechal Craveiro Lopes (entre o Viaduto do Campo Grande e o Prior Velho, na ligação à A1)

Eixo distribuidor de tráfego interno da cidade

Concebida no início dos anos 40, do séc. XX, por Duarte Pacheco, é uma das principais vias criadas pelo Plano Geral de Urbanização e Expansão de Lisboa (1948), que consagrou o conceito da Lisboa das radiais e circulares, e a sua expansão para norte.

Em 1961, é inaugurado o troço Campo Grande / Benfica. Segue-se o troço Campo Grande / Aeroporto, e depois até à entrada da cidade, no Prior Velho, já no início da década de 70. O troço final, no Calhariz de Benfica, é construído nos anos 90.

Com a conclusão do Eixo Norte Sul, em 2007, e da CRIL, em 2011, uma parte do tráfego de atravessamento da 2ª Circular foi transferido para estas vias, com características de autoestrada. A 2ª Circular torna-se, então, um grande eixo distribuidor de tráfego interno da cidade.