Segurança e mobilidade na festa de Passagem de Ano
Pedro Moreira, presidente da EGEAC, apresentou o alinhamento da festa, que "começa às 21h30, com o DJ Nuno Luz, pelas 22h30 realiza-se o concerto d’ Os Quatro e Meia e à meia-noite será assinalado o espetáculo de fogo de artifício, que durante 13 minutos iluminará os céus de Lisboa, dando as boas-vindas a 2024".
O evento vai ter oito entradas para a Praça do Comércio: Avenida Ribeira das Naus; Rua do Arsenal; Rua do Ouro; Rua Augusta; Rua da Prata; Rua dos Fanqueiros; Rua do Comércio e Rua da Alfândega.
A PSP de Lisboa alerta para a proibição de chapéus de chuva, garrafas de vidro, capacetes, malas grandes, drones, armas brancas e explosivos no recinto do evento. O comissário Sérgio Paulo, aconselha a utilização dos transportes públicos e que as pessoas tentem deslocar-se com antecedência até ao evento.
O Serviço Municipal de Proteção Civil tem preparado o dispositivo de segurança e socorro a partir das 19h30 de 31 de dezembro. Márcio Teixeira, da Divisão de Operações do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, afirma que "vão estar 145 operacionais no terreno, entre bombeiros voluntários, bombeiros sapadores, médicos e enfermeiros. E acrescenta que o objetivo é "garantir a segurança a todos que visitem Lisboa".
Reforço dos transportes
Metro: Estação do Terreiro do Paço será encerrada pelas 17h. Está previsto o reforço do número de carruagens e frequência de comboios nas 4 linhas até à 01h de dia 1 de janeiro.
A Carris irá reforçar o plano de circulação da Rede da Madrugada (carreiras 201, 202, 206, 207, 208 e 210), que vai estar condicionada pelos cortes de trânsito na envolvente do evento, com: 3 autocarros no Cais Sodré; 3 autocarros no Rossio; 2 autocarros em Sta. Apolónia / Av. Infante D. Henrique.
Na CP, há uma tarifa especial de 2 €, para viagens de ida e volta, nos comboios urbanos de Lisboa, e haverá um reforço de oito comboios nas Linhas de Sintra e Cascais, com paragem em todas as estações: cinco comboios na Linha de Sintra (1h30, 2h, 3h, 4h e 5h), e três na Linha de Cascais (2h, 3h e 4h). Consulte outros horários em vigor.
Os transportes fluviais terão também reforço: no domingo, a ligação do Barreiro ao Terreiro do Paço terá 2 carreiras especiais às 21h55 e 22h55. Na segunda feira, pela madrugada, haverá mais ligações para Cacilhas e para o Barreiro: às 3h e 4h, em ambas as ligações