Segurança

Simulacro de sismo em Lisboa mobiliza centenas de Sapadores Bombeiros

O maior exercício de resposta a um sismo realizado pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) decorreu em toda a cidade, mobilizando cerca de 240 operacionais e 68 veículos, dos 11 quartéis.


Um sismo de magnitude 6,2 causou danos significativos na região de Lisboa, principalmente na capital, e as autoridades preparam-se para a chegada de um tsunami. O número de vítimas é indeterminado, há vários desaparecidos e desalojados, edifícios e infraestruturas ruíram, há inúmeras fugas de gás, acidentes rodoviários, quebra de energia e comunicações.

Este foi o cenário do exercício global, que envolveu todas as subunidades do RSB, e valências como mergulho, incêndio florestal e urbano, comunicações, escoramentos, desencarceramento, materiais perigosos, e busca e resgate em estruturas colapsadas.

A operação "Exercício Lisboa 21", planeada pelo RSB no último mês, serviu para verificar, analisar e apurar forças ou debilidades internas, e decorreu a partir das 16h de 29 de maio, durante 24 horas seguidas, em mais de vinte cenários estratégicos na cidade de Lisboa.