Zona de Emissões Reduzidas na Avenida da Liberdade e Baixa-Chiado
As alterações, começou por explicar Fernando Medina, resultam do compromisso de redução de 60% nas emissões de CO2 até 2030, e neutralidade carbónica até 2050.
O eixo da Avenida Baixa-Chiado, salientou, é a área da cidade com maior cobertura de transportes públicos: 2 linhas de comboio, 2 linhas de metro, 2 estações fluviais, 15 carreiras da Carris, 10 praças de táxi e mais de 5.000 lugares em parques de estacionamento.
Com as alterações, já a partir de junho, vão entrar na zona menos 40.000 carros, o equivalente a menos 60.000 toneladas de CO2 por ano.
Fases de implementação da ZER
Em fevereiro, adiantou Medina, o plano será apresentado nas juntas de freguesia, associações de moradores e comerciantes, e assembleia municipal, e no mês seguinte será enviado para consulta pública.
Em maio, serão registados os veículos autorizados, e em junho e julho tem início o funcionamento da primeira fase, que terá um caráter de informação e sensibilização.
Finalmente, em agosto, os acessos serão plenamente controlados.
O que vai mudar na Avenida da Liberdade
- redução da utilização como eixo de saída da cidade;
- reposição do modelo original de circulação ascendente/descendente nas laterais;
- alargamento e recuperação dos passeios e pavimentos;
- redução dos lugares de estacionamento à superfície;
- redução de uma via no corredor central entre os Restauradores e a Barata Salgueiro;
- criação do passeio público entre os Restauradores e a Praça da Alegria.
O que vai mudar na Avenida Almirante Reis
- nova ciclovia bidirecional no acesso à Baixa, entre a Praça do Chile e o Martim Moniz;
- requalificação geral, incluindo requalificação do Martim Moniz e da Praça da Figueira.
O que vai mudar na Baixa-Chiado
- acesso apenas a veículos autorizados, entre as 6h30 e as 00h00;
- acesso garantido a moradores, comerciantes, cuidadores, detentores de estacionamento e garagens, veículos elétricos e motociclos;
- redução do estacionamento nas ruas dos Fanqueiros e Madalena;
- estacionamento à superfície apenas para residentes e cuidadores;
- ordenamento de cargas e descargas restringindo horários e locais de paragem;
- reforço do transporte público;
- criação de ligações cicláveis entre o eixo central e a zona ribeirinha;
- nova carreira 100% elétrica da Carris, entre o Marquês de Pombal a Praça do Comércio;
- duplicação da frequência da rede da madrugada da Carris;
- Rua Nova do Almada, Rua Garrett, Largo do Chiado, vão ser exclusivamente pedonais.