Direitos Sociais

Abril assinala prevenção dos maus tratos na infância

Janelas decoradas em tons de azul azuis e bolas de sabão lançadas pelas crianças assinalaram, no último dia de abril, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

 


A iniciativa, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, pretendeu manifestar um sinal de repúdio pelos maus tratos a crianças.

As fotografias, de varandas e janelas com peças azuis, foram partilhadas nas redes sociais, em alternativa às comemorações planeadas, e canceladas durante o estado de emergência.

Sob o lema “Serei o que me deres … que seja amor”, a ação pretendeu "chamar a atenção de toda a comunidade para a necessidade de todos prevenirmos e combatermos os maus tratos a que muitas crianças são sujeitas".

O Laço Azul

Em 1989, a norte americana Bonnie Finney amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão foi de tal ordem, que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.