Academia de Amadores de Música terá nova casa
A AAM – fundada em 1884, com 140 anos de atividade contínua –, é a mais antiga escola artística privada do país em funcionamento, atualmente na Rua Nova da Trindade.
Face à “incapacidade de pagar a renda das atuais instalações”, a AAM terá de abandonar a sua sede até final de agosto, sem que tenha conseguido encontrar “instalação alternativa para promover a respetiva relocalização”, sublinha a proposta aprovada por unanimidade pelo executivo da Câmara Municipal de Lisboa (CML).
“O encerramento da Academia significaria a perda de um património cultural e histórico insubstituível de Lisboa. Recusámo-nos a aceitar esse cenário e hoje podemos anunciar que a Câmara Municipal de Lisboa encontrou uma nova casa para a Academia de Amadores de Música”, afirma Carlos Moedas, presidente da CML.
O prédio, adquirido pela CML à ESTAMO, por € 7 274 200, reúne as características necessárias para que possa ser utilizado, parcialmente, pela AAM, após obras de adaptação. As condições do acordo, pode ainda ler-se na proposta, “possibilitam que a Academia disponha imediatamente do imóvel”.
A aquisição do imóvel deverá, agora, ser submetida à autorização da Assembleia Municipal, e ao visto prévio do Tribunal de Contas.