AGIR XXI assinala 25 anos de inclusão social em Lisboa
A AGIR XXI recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, a 9de janeiro, e apresentou os projetos ali desenvolvidos, desde o programa Costur’Art, que forma e capacita costureiras para o mercado de trabalho, ao Molde50, para a inclusão de pessoas com mais de 50 anos.
Foram também demonstradas as atividades do programa InterAGIR, uma iniciativa financiada pelo programa BIP/ZIP da CML, que visa reduzir o desemprego em Marvila através da formação e empreendedorismo. Carlos Moedas sublinhou, durante a visita, a relevância de projetos que “permitam o ascensor social funcionar e promovam a capacitação das pessoas”.
Fátima Quintas, diretora da associação, destacou a abrangência do trabalho da associação: “Damos resposta para a cidade de Lisboa de forma complementar. Trabalhamos com todos e para todos no sentido de comunidade". Para Esmeralda Amaro, participante do Costur’Art, a formação foi transformadora: “Quando comecei, não sabia sequer enfiar uma agulha. Hoje, venho para ficar e aprender mais. Uma pessoa não pode ficar parada".
A AGIR XXI formou mais de 1 600 utentes desde a sua fundação, em 2000, em áreas como costura, geriatria e socorrismo.
A CML financia o programa InterAGIR, em atividades como :
- Domus Comunitário: apoio direto a situações prementes e para debates de interesse comunitário, promovendo coesão social e cidadania ativa.
- Ateliê Criativo: criação, exposição e venda de produtos de artesãos locais, incentivando a economia circular e o empoderamento comunitário.
- Espaço de Capacitação e Formação: capacitação e formação para atualização de competências e formação ao longo da vida.
- Núcleo Novas Profissões: capacitação e formação para o desenvolvimento do empreendedorismo e atualização de competências.