Cultura
Município

Presidente da Estónia recebeu Chave de Honra da Cidade

O Chefe de Estado da Estónia recebeu hoje a Chave de Honra da Cidade de Lisboa. Na primeira visita oficial ao nosso país, Alar Karis foi recebido nos Paços do Concelho de Lisboa, pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas, que destacou a relação centenária entre as duas nações e o significado desta visita no atual contexto europeu.


Membro da NATO há 22 anos, a Estónia esteve “no centro das tragédias do século XX”, sofrendo a “devastação da Segunda Guerra Mundial” e a “ocupação soviética durante décadas”, começou por assinalar Carlos Moedas. Hoje, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Estónia “reconstruiu as suas instituições, reestruturou a sua economia e restaurou a sua sociedade civil”.

O pequeno país do Báltico, com 1,3 milhões de habitantes, “ocupa o 2.º lugar no mundo em liberdade de imprensa, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, o 2.º lugar em liberdade na internet e o 8.º em liberdade económica, segundo a Freedom House”, sublinhou Carlos Moedas.

Lisboa “olha para a Estónia com profunda admiração”. Por tudo o que alcançou em menos de quarenta anos, "a Estónia é agora um exemplo de sucesso global, um modelo para muitos de nós".

Com o “maior número de startups per capita na União Europeia” – mais de 800 por milhão de habitantes, e cinco vezes a média da UE – o país tem, ainda, o segundo maior rácio a nível mundial de empresas unicórnio por milhão de habitantes, vincou Carlos Moedas. A Bolt, um dos 17 unicórnios presentes em Lisboa, é um exemplo desse sucesso, disse, “com quem temos trabalhado em estreita colaboração" para regulamentar a mobilidade compartilhada.

“A vossa história aponta para o futuro”, que “queremos construir juntos”, concluiu o presidente da CML.